A mudança linguística, a gramática e a escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618372017063

Resumen

Tendo a escola como eixo norteador de uma discussão que interessa a pesquisadores-linguistas e professores de língua portuguesa, este artigo se estrutura em torno de duas perguntas:  qual é o papel da escola na mudança linguística? E qual é o papel da gramática na escola? São evocados os princípios da sociolinguística variacionista, considerando a abordagem dada ao fator escolarização e os resultados que são depreendidos a partir de sua análise, em duas perspectivas, a da produção e a da percepção, evidenciando a tensão entre frequência de uso e a avaliação social.


Palavras-chave: Sociolinguística. Gramática. Frequência de Uso. Avaliação Social.

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Publicado

2017-10-17

Cómo citar

FREITAG, Raquel Meister Ko. A mudança linguística, a gramática e a escola. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 63–91, 2017. DOI: 10.5965/1984724618372017063. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618372017063. Acesso em: 21 nov. 2024.