Processo de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores: orientações teórico-metodológicas

Autores/as

  • Claudia Hickenbick IFSC
  • Elenita Eiete de Lima Ramos IFSC
  • Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos IFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724616312015028

Resumen

Este artigo apresenta o histórico e os resultados do projeto piloto "Reconhecimento e Certificação de Saberes Escolares de Trabalhadores", executado entre abril e julho de 2014. Tal projeto teve como objetivo reconhecer e certificar saberes escolares em nível de Ensino Fundamental, de trabalhadores da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, previamente selecionados, possibilitando o ingresso destes sujeitos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, especificamente no Curso Técnico em Guia de Turismo PROEJA-CERTIFIC. Este trabalho se caracterizou como pesquisa-ação, orientando-se teórica e metodologicamente pelas concepções freireanas de educação, pelos princípios e diretrizes da Educação Popular, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), pelas diretrizes da Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (CERTIFIC) e da Educação de Jovens e Adultos. Foram certificados doze sujeitos participantes do processo, 100% dos inscritos. Neste texto, apresentam-se orientações teórico-metodológicas que podem contribuir e orientar experiências similares de certificação de trabalhadores.

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Biografía del autor/a

Claudia Hickenbick, IFSC

Mestre em Educação. Professora do IFSC.

Elenita Eiete de Lima Ramos, IFSC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, professora do IFSC e coordenadora do PROEJA no IFSC

Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas Mattos, IFSC

Mestre em Ciências da computação. Professora do IFSC

Publicado

2015-11-05

Cómo citar

HICKENBICK, Claudia; RAMOS, Elenita Eiete de Lima; MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Processo de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores: orientações teórico-metodológicas. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 28 – 58, 2015. DOI: 10.5965/1984724616312015028. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616312015028. Acesso em: 17 jul. 2024.