Processo de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores: orientações teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616312015028Resumen
Este artigo apresenta o histórico e os resultados do projeto piloto "Reconhecimento e Certificação de Saberes Escolares de Trabalhadores", executado entre abril e julho de 2014. Tal projeto teve como objetivo reconhecer e certificar saberes escolares em nível de Ensino Fundamental, de trabalhadores da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, previamente selecionados, possibilitando o ingresso destes sujeitos no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, especificamente no Curso Técnico em Guia de Turismo PROEJA-CERTIFIC. Este trabalho se caracterizou como pesquisa-ação, orientando-se teórica e metodologicamente pelas concepções freireanas de educação, pelos princípios e diretrizes da Educação Popular, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), pelas diretrizes da Rede Nacional de Reconhecimento de Saberes Profissionais (CERTIFIC) e da Educação de Jovens e Adultos. Foram certificados doze sujeitos participantes do processo, 100% dos inscritos. Neste texto, apresentam-se orientações teórico-metodológicas que podem contribuir e orientar experiências similares de certificação de trabalhadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia