O Contestado nos currículos escolares: a valorização da história regional <em>DOI: 10.5965/1984724614262013158</em>

Autores/as

  • GERALDO ANTÕNIO DA ROSA Universidade do Planalto Catarinense

Resumen

Este trabalho se propõe analisar, a partir do movimento social do Contestado, a importância da valorização nos currículos escolares da História Regional. Cabe ressaltar que os currículos da educação básica encontram-se inseridos num contexto de disputa, espaço em que se privilegiam determinadas opções sobre seus componentes enquanto ato político. Este trabalho se propõe analisar o espaço dedicado ao tema do Contestado e às concepções epistemológicas reinantes a respeito do mesmo nos currículos de história do ensino fundamental e médio no Estado de Santa Catarina. Destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos do currículo escolar distante da realidade, bem como o isolamento e a fragmentação das disciplinas. As instituições de ensino produzem distorções do mundo produtivo. É importante salientar que estas distorções acontecem na escola sob influência da sociedade; por outro lado, se concretizam na sociedade sob influência da escola. Nesta pesquisa, com o intuito de analisar o espaço ocupado pelo Contestado e pela História Regional, foram entrevistados três Professores, que exercem suas atividades profissionais na rede pública Estadual em Curitibanos. Através das entrevistas observou-se que o movimento social do Contestado e seus desdobramentos na atual situação educacional da região constituem tema de grande amplitude. No momento em que se buscam elementos explicativos para as interrogações sobre o que faz com que hoje sejamos o que realmente somos, torna-se indispensável recorrer às instituições encarregadas da educação formal na sociedade. Ao mesmo tempo em que influem na determinação dos aspectos sociais, políticos e econômicos, estas instituições sofrem determinações, o que vem restringir espaço de valorização da história regional nos currículos escolares do Estado de Santa Catarina.

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Biografía del autor/a

GERALDO ANTÕNIO DA ROSA, Universidade do Planalto Catarinense

Geraldo Antônio da Rosa Última atualização em: 09/03/2012 Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Exerceu o cargos de Secretário da Câmara de Vereadores, Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Nobres- MT. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colegio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou comomembro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos. Atualmente é professor da Fundação Universidade do Contestado, Coordenador dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Religião da Plataforma Freire; professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac. Tem experiência como docente e na área administrativa em Educação, atuando na pesquisa nos seguintes temas:educação- formação de professores, educação popular, fenômeno religioso e movimentos sociais. Líder do Gupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, coordena a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, e Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e, Membro do Conselho Universitário da UNIPLAC.

Publicado

2013-08-02

Cómo citar

DA ROSA, GERALDO ANTÕNIO. O Contestado nos currículos escolares: a valorização da história regional <em>DOI: 10.5965/1984724614262013158</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 158–186, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013158. Acesso em: 23 dic. 2024.