v. 18 n. 37 (2017): Ensino de Língua Portuguesa: aspectos teóricos e metodológicos do ensino de gramática

Editorial

Apresentação do Dossiê

Artigos Dossiê

  • Ensino de Português e o contínuo fala-escrita: o caso das estratégias de relativização

    Silvia Rodrigues Vieira
    08 - 35
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017008
  • Crase sem crise: uma proposta didática

    Verônica Morales da Silva, Leonor Simioni
    36 - 62
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017036
  • A mudança linguística, a gramática e a escola

    Raquel Meister Ko. Freitag
    63 - 91
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017063
  • Um estudo comparativo dos processos de derivação prefixal e composição na gramática tradicional

    Leive de Queiroz Gianezi, Cleonice Candida Gomes
    92 - 107
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017092
  • Aquisição dos verbos irregulares do Português Brasileiro

    Tamires Pereira Duarte Goulart
    108 - 129
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017108
  • Leitura, gramática e escrita: tríade necessária para o ensino de Língua Portuguesa na construção do gênero entrevista com abordagem sobre variação linguística

    Cecilia Maria Tavares Dias
    130 - 150
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017130
  • A perspectiva enunciativista e a prática de análise linguística: encaminhamentos de ordem metodológica

    Amanda Machado Chraim, Suziane da Silva Mossmann
    151 - 175
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017151

Resenha

  • Resenha do livro “Pedagogia da Variação Linguística: língua, diversidade e ensino”

    Cristina de Souza Prim, Sabrina Casagrande
    176 - 181
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017176

Entrevista

Artigos Demanda Contínua

  • Quando a violência é perpetrada pelo Estado: expondo a fratura do direito à manifestação pacífica

    Marcelo Venturi, Renata Orlandi, Rogério Machado Rosa
    194 - 211
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017194
  • Práticas, recursos e linguagens no ensino de Geografia

    Elias Coimbra Silva
    212 - 228
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017212
  • “As empregadas domésticas envelhecem?”: envelhecimento populacional e o lugar social da categoria “doméstica” na força de trabalho

    Guélmer Junior Almeida de Faria, Maria da Luz Alves Ferreira, Andrea Maria Narciso Rocha de Paula
    229 - 254
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017229

Relato de Pesquisa

  • Vozes, corpos e saberes do Maciço: a história de um livro de memórias

    Karla Andrezza Vieira Vargas
    255 - 264
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017255
  • Narrativas de estudantes do ensino médio com um olhar à história das mulheres: uma experiência possível na educação básica

    Elaine Prochnow Pires
    265 - 278
    DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618372017265