MEMÓRIAS DA HISTÓRIA ESCOLAR: O imaginário de egressos da educação básica de Florianópolis acerca das “datas históricas”<em>MEMORIES OF SCHOOL HISTORY</em>
Abstract
Este artigo é um fragmento da pesquisa “Ensino de História: memória e imaginário social”, em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina; conta com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pretende-se, com ele, apresentar uma análise parcial das entrevistas realizadas com cinquenta egressos da educação básica de Florianópolis (SC), formados no ensino médio entre 1990 e os dias atuais. Essas entrevistas tiveram como eixo norteador as memórias a respeito do ensino de História ao longo da educação básica. O foco de análise serão as falas dos entrevistados relativamente à sua compreensão do que consideram “data histórica”. Para tanto, num primeiro momento, serão revisitados autores que contribuem para o aprofundamento teórico-metodológico de utilização de fontes orais na relação com a memória.
Palavras-Chave: Ensino de História. Memória. Fontes Orais. Data Histórica.
Abstract
This article is a fragment of the research “History Teaching: memory and social perspective”, which is being developed together with the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Catarina, and counts on the financing from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – Coordination of Personal Development in Higher Education). The purpose of this article is to present a partial analysis of interviews conducted with fifty egresses in basic education from Florianópolis (SC), graduated from high school between 1990 until the current days. These interviews were driven by the memories of History teaching during the period of basic education. The focus of analysis will be around the responses given in the interviews related to their understanding of what they consider to be a “historical date”. For such, at first, the authors who contributed towards the in-depth theoretical-methodological use of oral sources in relation to the memory were revisited.
Key Words: History Teaching. Memory. Oral Sources. Historical Date.
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