Leitura, gramática e escrita: tríade necessária para o ensino de Língua Portuguesa na construção do gênero entrevista com abordagem sobre variação linguística
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724618372017130Abstract
Este artigo tem como propósito refletir sobre o ensino de gramática, leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa; para isso, apresenta uma proposta de sequência didática (SD) com abordagem sobre a produção do gênero textual entrevista sob os postulados teóricos de Schneuwly e Dolz (2004), que priorizam o trabalho com língua oral e escrita, objetivando o desenvolvimento textual a partir da internalização de gêneros de textos. Essa proposta aborda a temática variação semântico-lexical de uma localidade amazônica e foi aplicada numa turma de 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, com vistas a ressaltar a importância da variação linguística para a renovação dos procedimentos nas aulas de língua materna.
Palavras-chave: Língua Portuguesa. Estudo e Ensino. Gramática. Linguística.
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