O Pragmatismo Epistemológico e a Formação do Professor
Abstract
O presente artigo aborda a influência do pragmatismo epistemológico presente nas políticas educacionais para a Educação Básica gestadas e implantadas nos anos de 1990 no Brasil e, em particular, nas políticas de formação docente. Pontua, de modo principal, a formação de professores como uma questão fundamentalmente ligada ao campo do conhecimento e caracteriza a orientação epistemológica pragmática no âmbito das propostas políticas de formação em nível mundial, representada pela epistemologia da prática profissional. Aborda a questão da formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis, em contraposição aos fundamentos pragmáticos, céticos e relativistas do conhecimento, próprios das políticas sociais neoliberais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-07-08
How to Cite
SCALCON, Suze. O Pragmatismo Epistemológico e a Formação do Professor. PerCursos, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. p. 35 – 49, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1576. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Continuos Demand Articles
License