Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa: diáspora africana, orgulho negro e opressão racial em disco de Emicida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0301

Palavras-chave:

rap brasileiro, Emicida, canção popular, diáspora africana

Resumo

O presente artigo examina o disco Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa, lançado por Emicida em 2015. As análises procuraram apontar as maneiras pelas quais a chamada nova condição do rap (Santos, 2022) se formaliza nos elementos constitutivos do álbum como um todo, bem como no interior de suas faixas. Foi possível reconhecer que a experiência da diáspora africana se constitui como o cerne do disco. De modo mais específico, observou-se que o álbum traz um equilíbrio entre composições que denunciam as opressões sofridas pela população negra e, no polo oposto, por faixas que abordam a negritude a partir de uma perspectiva celebrativa e enaltecedora. Por sua vez, tais temas encontram correspondências entre, de um lado, o emprego de sonoridades mais agressivas e, de outro, maior delicadeza e leveza sonora, tanto no canto quanto na base musical. Foram constatadas ainda diferentes maneiras de cantar, algumas muito próximas à própria oralidade e outras com maior formalização musical. Em síntese, discutiu-se que a diversidade de temas e de sonoridades presentes no disco mostra-se compatível com a ampliação do público do rap, algo constitutivo de sua condição contemporânea, e que nisso reside tanto sua força quanto o limite de sua crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelcio Camilo Machado, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  

 

Raul Ayrton Franco, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Referências

CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia (tentativa de esclarecimento). In: CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 12. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 13-25.

CORUSSE, Mateus Vinicius. A pedagogia vocal no canto popular brasileiro: estética, técnica e formalização nas escolas técnicas e conservatórios públicos de São Paulo. 2021. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1664. Acesso em: 23 jan. 2024.

EMICIDA – 8 (Pseudo Video). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/epKoOTWruV4?si=yq1VEcfYu5O7CgTx. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – AMORAS (Pseudo Video). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/0GY-AJdqJyk?si=THGADUtUaBAoWRHz. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – BAIANA (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/Qo7GXzSt7Qo?si=y5GLP_IaY03lqqsd. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – BOA Esperança (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/Qa4EzzCzkuc?si=vCt3IFPqX6DN9g_7. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – CASA (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/bG8fAzrOMJA?si=iC7vsRBSmokIke1J. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – CHAPA (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/eu0zzc03JWw?si=XNu6cO3sTtV0GMnn. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – DOCUMENTÁRIO “Sobre Noiz” [completo]. [S. l.: s. n.]. 2017. 1 vídeo (71 min). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kE7ElPjWhac. Acesso: 03 dez. 2022.

EMICIDA – MADAGASCAR (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/lDlqpScStCI?si=5lVSCAKXasoA0llB. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – MÃE (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/uUycfoqXHxg?si=fRhVfBEoZsq4y4Ez. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – MANDUME (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (9 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/oBJ8mYoWTtc?si=jq5KYTONSvzI3tTn. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – MUFETE (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/0EldFej_bKg?si=Pjtikb1MuTPsETMi. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – PASSARINHOS feat. Vanessa da Mata (Áudio Oficial). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/JwQXW7fNeV8?si=9yg3r11K135SZAU5. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – SALVE Black (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (5 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/NXABg3qlUYk?si=o5nfUDypV1iVwVo1. Acesso em: 25 jul. 2024.

EMICIDA – TRABALHADORES do Brasil (Pseudo Vídeo). [S. l.]: Laboratório Fantasma, 2015. 1 vídeo (2 min.). Publicado pelo canal Emicida. Disponível em: https://youtu.be/1NK7gsQLQRs?si=5KQ0045XEpdCVHhg. Acesso em: 25 jul. 2024.

FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band: uma colagem de sons e imagens. Fênix: Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 1-21, jan./mar. 2008. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/172. Acesso em: 07 ago. 2022.

FENERICK, José Adriano; MARQUIONI, Carlos Eduardo. As revoluções do Álbum Branco: vanguardismo, nova esquerda e música pop. ArtCultura, Uberlândia, v. 17, n. 15, p. 21-37, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/36638/19313. Acesso em: 24 ago. 2020.

GARCIA, Walter. Nota sobre o disco Encarnado, de Juçara Marçal (2014). Revista USP, São Paulo, n. 111, p. 59-68, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/127600/124650. Acesso em: 06 nov. 2022.

GATTI, Vanessa Vilas Boas. Súditos da rebelião: estrutura de sentimento da Nova MPB (2009-2015). 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22122015-110930/pt-br.php. Acesso em: 06 nov. 2022.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HINKEL, Jaison; MAHEIRIE, Kátia. Potencialidades de um saber afrodiaspórico: reflexões a partir do reggae. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, Florianópolis, v. 19, p. 1-15, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/90233. Acesso em: 05 fev. 2024.

HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MOSTRANGES, Mariana. O beat das encruzilhadas: Brasil e África através da música de Emicida. 2023. Monografia (Bacharelado em História) – Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/20663. Acesso em: 04 fev. 2024.

OLIVEIRA, Kleber Fernandes de; JANNUZZI, Paulo de Martino. Motivos para migração no Brasil e retorno ao Nordeste: padrões etários, por sexo e origem/destino. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 4, p. 134-143, out./dez. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392005000400009. Acesso em: 19 jun. 2024.

PAVEZEIROS. Faixa a faixa: Emicida – Sobre crianças... Música Pavê, [s. l.], 18 nov. 2015. Disponível em: https://musicapave.com/artigos/faixa-a-faixa-emicia-sobre-criancas/. Acesso em: 18 jan. 2024.

ROSENFELD, Anatol. A teoria dos gêneros. In: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. p. 13-36.

SANTOS, Daniela Vieira dos. A nova condição do rap: de cultura de rua à São Paulo Fashion Week. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 27, e022005, abr. 2022. Número Especial. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/15829. Acesso em: 19 out. 2022.

SEGRETO, Marcelo. A linguagem cancional do rap. 2015. Dissertação (Mestrado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-16062015-131826/pt-br.php. Acesso em: 07 nov. 2020.

SOBRE crianças, quadris, pesadelos e lições de casa... - Entrevista com Emicida. [S. l.: s. n.]. 2015. 1 vídeo (10 min). Publicado pelo canal Naboca Dopovo. Disponível em: https://youtu.be/XTrjSrZ1Zx8. Acesso em: 05 dez. 2022.

SOBRE CRIANÇAS, quadris, pesadelos e lições de casa. Lab Fantasma, [s. l.], [20--]. Disponível em: http://www.labfantasma.com/sobre-criancas-quadris-pesadelos-e-licoes-de-casa/. Acesso em: 02 fev. 2024.

TATIT, Luiz. Estimar canções: estimativas íntimas na formação do sentido. Cotia: Ateliê Editorial, 2016.

TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

VALENCIANO, Flávia Merighi. O olhar ao revés de Marcelino Freire. Revista Crioula, São Paulo, n. 2, nov. 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/crioula/article/download/53593/57561/67302. Acesso em: 02 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

MACHADO, Adelcio Camilo; FRANCO, Raul Ayrton. Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa: diáspora africana, orgulho negro e opressão racial em disco de Emicida. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0301, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25227. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"