Cenário científico internacional sobre a formação de professores e a educação de idosos: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0111

Palavras-chave:

formação de professores, gerontologia educacional, idoso, educação de adultos, velhice

Resumo

As transformações demográficas pelas quais o Brasil tem passado evocam da sociedade um conjunto de ações que visem uma melhor adaptação a essa nova realidade. Neste artigo, que é um recorte da dissertação “O lugar da velhice na formação de professores da EJA: uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos”, buscamos identificar o cenário de produções científicas internacionais que versam sobre a formação de professores para a atuação com o público idoso. O interesse em observar a realidade internacional se deu por compreender que as modificações demográficas que hoje se evidenciam cada vez mais no Brasil também foram percebidas em outros locais, em diferentes períodos e cadências. Para tal, foi realizada uma revisão de escopo que teve por fonte a Educational Resources Informations Centre e a Web of Science. Ao todo, obtivemos um total de cinco artigos, de diferentes nacionalidades, que trabalharam, de forma geral, com base em três conceitos: aprendizagem ao longo da vida; gerontologia; gerontologia educacional. Como destaques percebidos na análise conjunta desses artigos, percebemos a necessidade de existir uma formação específica para a atuação com o público idoso. Também foi identificado que a formação para atuação com adultos e idosos não vem figurando como uma pauta prioritária por parte das políticas públicas de formação de professores. Os artigos, ainda, indicam a prevalência da associação da velhice com estereótipos negativos. Por fim, evidenciamos que a valorização da experiência do discente é um elemento base para a efetivação de uma educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Everton Willian de Oliveira Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos – NEVI da UFPE.

Nayana Pinheiro Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFPE

Pós-Doutorado em Políticas Comparadas de Envelhecimento Ativo e o papel da Educação pela Universidade de Salamanca. Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFPE.

Márcia Regina Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra. Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

CAVALCANTI, Everton Willian de Oliveira; TAVARES, Nayana Pinheiro; BARBOSA, Márcia Regina. Cenário científico internacional sobre a formação de professores e a educação de idosos: uma revisão de escopo. PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0111, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0111. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22599. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “A multidimensionalidade das velhices: perspectivas do envelhecimento nas agendas do século XXI”