Cenário científico internacional sobre a formação de professores e a educação de idosos: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246242023e0111Palavras-chave:
formação de professores, gerontologia educacional, idoso, educação de adultos, velhiceResumo
As transformações demográficas pelas quais o Brasil tem passado evocam da sociedade um conjunto de ações que visem uma melhor adaptação a essa nova realidade. Neste artigo, que é um recorte da dissertação “O lugar da velhice na formação de professores da EJA: uma análise de crenças, atitudes e conhecimentos gerontológicos”, buscamos identificar o cenário de produções científicas internacionais que versam sobre a formação de professores para a atuação com o público idoso. O interesse em observar a realidade internacional se deu por compreender que as modificações demográficas que hoje se evidenciam cada vez mais no Brasil também foram percebidas em outros locais, em diferentes períodos e cadências. Para tal, foi realizada uma revisão de escopo que teve por fonte a Educational Resources Informations Centre e a Web of Science. Ao todo, obtivemos um total de cinco artigos, de diferentes nacionalidades, que trabalharam, de forma geral, com base em três conceitos: aprendizagem ao longo da vida; gerontologia; gerontologia educacional. Como destaques percebidos na análise conjunta desses artigos, percebemos a necessidade de existir uma formação específica para a atuação com o público idoso. Também foi identificado que a formação para atuação com adultos e idosos não vem figurando como uma pauta prioritária por parte das políticas públicas de formação de professores. Os artigos, ainda, indicam a prevalência da associação da velhice com estereótipos negativos. Por fim, evidenciamos que a valorização da experiência do discente é um elemento base para a efetivação de uma educação de qualidade.
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