Educação do Campo no ensino superior: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul

Autores

  • Maria Eloá Gehlen Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
  • Roberto Antônio Finatto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724620432019271

Resumo

Este trabalho apresenta algumas experiências do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, Paraná. O curso é resultado das políticas públicas de ampliação e interiorização do ensino superior público no Brasil, no início do século XXI. A pesquisa foi realizada por meio de revisão teórica e estudo dos marcos normativos da Educação do Campo no Brasil, realização de entrevistas com os(as) estudantes, observação participante e consulta aos dados de registros dos acadêmicos, disponibilizados pela secretaria do curso e pela Assessoria de Assuntos Estudantis. O resultado revela o acesso, a permanência e a conclusão do ensino superior a um público que, historicamente, teve o seu direito à educação negado no Brasil, como os indígenas e os camponeses. Constataram-se, também, os novos conhecimentos agregados, os aprendizados revelados pelos(as) estudantes e a importância da pedagogia da alternância para a conclusão do curso. 

Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da alternância. Direito à educação

Biografia do Autor

Maria Eloá Gehlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

Doutor em Geografia. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Gehlen, M. E., & Finatto, R. A. (2019). Educação do Campo no ensino superior: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul. PerCursos, 20(43), 271 - 294. https://doi.org/10.5965/1984724620432019271

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua