Indígenas em contexto urbano e o ensino de História

Autores

  • Thais Elisa Silva da Silveira Prefeitura de Duque de Caxias.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618382017087

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido no mestrado profissional em ensino de História (ProfHistória) entre 2014 e 2016. Reflexões sobre a finalidade da História e de seu ensino, a memória e os conceitos de “dever de memória” e “dever de História” serviram como base para se pensar uma realidade quase invisível na região metropolitana do Rio de Janeiro: a presença de indígenas e seus descendentes no contexto urbano. A crença de que o ensino de História pode ser um instrumento de questionamento de paradigmas pautados pela colonialidade necessário para romper com visões estereotipadas e preconceituosas comuns entre a população em geral sobre as populações indígenas, que não permite, por exemplo, a compreensão de indígenas vivendo nas cidades, e de que a visibilidade é um primeiro passo para propiciar uma educação intercultural, motivou a criação de dois materiais pedagógicos que ajudam no cumprimento da lei 11.645/08.  O primeiro é uma exposição itinerante com o tema “os indígenas e as cidades”, que já tem circulado em algumas escolas públicas da região; e o segundo, um caderno de atividades que traz a oportunidade de pensar os indígenas no contexto urbano em diversas temporalidades.

 

Palavras-chave: Índios. Ensino de História. Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Elisa Silva da Silveira, Prefeitura de Duque de Caxias.

Mestre em Ensino de História - ProfHistória pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -  UERJ. Professora de História da Prefeitura de Duque de Caxias.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

SILVEIRA, Thais Elisa Silva da. Indígenas em contexto urbano e o ensino de História. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 87–111, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017087. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017087. Acesso em: 21 nov. 2024.