Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações

Autores

  • Ortenila Sopelsa
  • Regina Oneda Mello

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724618362017277

Resumo

O estudo investigou o Ensino Superior e o PIBID na formação continuada na Educação Básica, bem como questões relacionadas aos estudantes que participam do PIBID em sua formação inicial. O programa insere-se no contexto das políticas públicas de formação docente, possibilita a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório na metodologia de análise de conteúdo envolveu cinco professores supervisores; cinco acadêmicos bolsistas; e três coordenadores de área. Os autores principais que fundamentam este estudo foram Candau (2011), Nóvoa (2009), Tardif e Lessard (2008) no que concerne à necessidade da articulação entre teoria e prática, bem como Ferreira (2007) e Zabalza (2004), reforçando a importância da formação continuada docente. A coleta efetuada a partir de entrevistas semiestruturadas evidenciou que o PIBID possibilita a aproximação das discussões acadêmicas com as práticas realizadas no contexto escolar. Os envolvidos destacaram a oportunidade de compreender e aprender o exercício da profissão nas relações entre teoria e prática; planejamento e execução das ações pedagógicas; nas reflexões sobre a própria prática e na importância dos espaços coletivos de convivência acadêmica e profissional. O programa rompe paradigmas ultrapassados de formação que valorizam somente a prática ou apenas a teoria. Na percepção dos acadêmicos, foi oportunizada a compreensão do fazer docente, processo complexo que necessita ser percebido como exercício permanente de análise, estudo e reflexão. É necessário aprofundar as questões das práticas exercidas na Educação Superior com vistas à formação docente nos Cursos de Licenciatura e repensar os programas de formação continuada.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Programa de Iniciação à Docência-PIBID. Formação Continuada. Educação Básica.

Biografia do Autor

Ortenila Sopelsa

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo (2002). Pesquisadora e líder do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc. Desenvolve pesquisas e cursos nas áreas: ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática.   Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul - GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada a rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Regina Oneda Mello

 

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc (2013), professora no Curso de Pedagogi, Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência- PIBID e Assessora Pedagógicas da Área das Ciências das Humanidades/ Unoesc. Pesquisadora do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc, desenvolve pesquisas e cursos nas áreas de ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática. Pesquisadora associada à rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

Sopelsa, O., & Oneda Mello, R. (2017). Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações. PerCursos, 18(36), 277 - 299. https://doi.org/10.5965/1984724618362017277