Azul ou rosa: manifestações identitárias de gênero sob o viés normativo do consumo
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724616302015221Resumo
Pensar no consumo como força que influencia identidades é assumir a importância das peças e campanhas publicitárias na formação dos sujeitos sociais. Com o desejo de pensar algumas questões acerca das identidades de gênero relacionadas ao consumo, foi realizada a análise de imagens que tratam destas temáticas. A partir deste percurso, foi possível perceber que existe uma força no sentido normativo, ou seja, que coloca o sujeito adequado a determinados padrões identitários. O consumo passa a desempenhar, portanto, importante papel na construção do contexto normativo das identidades de gênero. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um método teórico analítico e com o objetivo de reconhecer o consumo como tecnologia social de normatização das identidades de gênero. Palavras-chave: Consumo; Comunicação; Gêneros; Normatização.Downloads
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Publicado
2015-07-02
Como Citar
KELLER, Daniel; DE ARAUJO, Denise Castilhos. Azul ou rosa: manifestações identitárias de gênero sob o viés normativo do consumo. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 221–235, 2015. DOI: 10.5965/1984724616302015221. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616302015221. Acesso em: 22 dez. 2024.
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