O Contestado nos currículos escolares: a valorização da história regional <em>DOI: 10.5965/1984724614262013158</em>
Resumo
Este trabalho se propõe analisar, a partir do movimento social do Contestado, a importância da valorização nos currículos escolares da História Regional. Cabe ressaltar que os currículos da educação básica encontram-se inseridos num contexto de disputa, espaço em que se privilegiam determinadas opções sobre seus componentes enquanto ato político. Este trabalho se propõe analisar o espaço dedicado ao tema do Contestado e às concepções epistemológicas reinantes a respeito do mesmo nos currículos de história do ensino fundamental e médio no Estado de Santa Catarina. Destaca-se a falta de contextualização dos conteúdos do currículo escolar distante da realidade, bem como o isolamento e a fragmentação das disciplinas. As instituições de ensino produzem distorções do mundo produtivo. É importante salientar que estas distorções acontecem na escola sob influência da sociedade; por outro lado, se concretizam na sociedade sob influência da escola. Nesta pesquisa, com o intuito de analisar o espaço ocupado pelo Contestado e pela História Regional, foram entrevistados três Professores, que exercem suas atividades profissionais na rede pública Estadual em Curitibanos. Através das entrevistas observou-se que o movimento social do Contestado e seus desdobramentos na atual situação educacional da região constituem tema de grande amplitude. No momento em que se buscam elementos explicativos para as interrogações sobre o que faz com que hoje sejamos o que realmente somos, torna-se indispensável recorrer às instituições encarregadas da educação formal na sociedade. Ao mesmo tempo em que influem na determinação dos aspectos sociais, políticos e econômicos, estas instituições sofrem determinações, o que vem restringir espaço de valorização da história regional nos currículos escolares do Estado de Santa Catarina.Downloads
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