RETRATOS SEM RETOQUES? A EXPERIÊNCIA DE FOTOBAHIA E O LUGAR SOCIAL DA FOTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017063Parole chiave:
fotografia baiana, FotoBahia, retrato, fotografia documentalAbstract
Como primeiros resultados de pesquisa, analisamos, neste texto, a ocorrência do gênero do retrato nos catálogos intitulados “FotoBahia”, publicados em Salvador, pelo Grupo de Fotógrafos da Bahia, entre 1979 e 1984. Situando essa produção na história da fotografia documental e do fotojornalismo da segunda metade do século XX, tomamos as imagens e os textos que lhes acompanharam e que serviam para veicular as práticas do referido Grupo como ferramentas de trabalho para a compreensão de como o retrato foi pensado como forma visual e como metáfora para o lugar da fotografia. Abordamos, ainda, aspectos da constituição e da margem de experimentação de um tipo de imagem cuja produção desembocava nas controvérsias travadas em torno do papel e dos usos da fotografia, no final da ditadura militar.
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