O viajante e o pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016123Parole chiave:
viagem , viajante ]cidade, pesquisa, teseAbstract
Este artigo trata da trajetória da pes- quisa acadêmica sendo abordada como uma metáfora da viagem e do viajante. Enquanto realiza-se uma análise da tese da professora Sandra Makowiecky e da sua própria pesquisa, pensa-se também nos relatos de Marguerite Duras e outros pesquisadores cujos textos encontram- se no livro “A bússola do escrever”. Os mesmos artistas selecionados para a tese de Makowiecky são tratados aqui como referências às próprias experiências de construção de uma tese/dissertação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis- o retorno. In: BIANCHETTI, L. MACHADO, A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Ed. da UFSC, 2006.
DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Editora Rocco, 1994.
FILGUEIRAS, Amauri V. O Tempo de Salomão. O Eclesiastes e a Sociedade Contem- porânea. Uma visão a respeito dos tempos no Cronos, Kairós e Aion. Revista Pandora Brasil, n. 69, dez- 2015. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pan- dora/kronos_kairos_69/amauri.pdf Acesso em 26 jun 2016.
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso! IN: In: BIANCHETTI, L. MACHADO,
A.M.N. (orgs.) A bússola do escrever. Florianópolis: Ed. Cortez & Ed. da UFSC, 2006.
MAKOWIECKY, Sandra. A representação da cidade de Florianópolis na visão dos artis- tas plásticos. Florianópolis: DIOESC, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Paulo Henrique Torres Valgas
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade