Entre um tijolo e um lance de dados:sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016110Parole chiave:
pesquisa em arte , escrever , metodologia , artes visuaisAbstract
A partir de análise da tese Mu- seu de Arte Moderna Departamento das Águias, defendida por Keila Kern na ECA/ USP em 2015, o presente artigo busca re- fletir sobre o processo de escrever, fazer arte um trabalho de arte e escrever uma tese como práticas igualmente irregulares e poéticas - escrever como um lance de dados, tal qual defendia Mallarmé; escre- ver para tornarmo-nos selvagens, como argumentara Marguerite Duras.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. In: A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. BIANCHETTI, Lucídio e MACHADO, Ana Maria Netto. (Org.) São Paulo: Cortez, 2012. p. 25-44.
CAMPOS, Augusto; CAMPOS, Haroldo e PIGNATARI, Décio. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. de Rubens Figueredo. São Paulo: Ed. Rocco. (1993;1994).
FREITAS. Maria Ester. Viver a tese é preciso! In: A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. BIANCHETTI, Lucídio e MA- CHADO, Ana Maria Netto. (Org.) São Paulo: Cortez, 2012. p. 215-226.
KERN, Keila. Marcel Broodthaers - Museu de Arte Moderna Departamento das Águias. Tese de doutorado. ECA/USP, 2015. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/27/27159/tde-16102014-094023/pt-br.php
SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objectos tecnicos. Buenos Aires, Prometeo, 2007.
SNAUWAERT, Dirk. Marcel Broodthaers. Musée d’Art Moderne, Département des Ai- gles, Section des Figures, 1972. The artist as curator. MOUSSE 46 Issue #5.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Mônica Hoff Gonçalves
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade