EPISTEMOLOGIA DA ARTE: O FRUIDOR E O OBJETO DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608152016004Parole chiave:
epistemologia , objetividade, subjetividade, fruição , objeto de arteAbstract
Por meio deste artigo, trazemos uma perspectiva da relação sujeito/objeto, frui- dor/objeto de arte1, refletida no prisma das implicações presentes no processo de cons- trução de significado da leitura de imagem. As considerações apontadas são tecidas a partir do objeto de arte, traduzidas por meio da multiplicidade de leituras possíveis, que fornecem subsídios enfatizando a subjeti- vidade como volição, porém, dissertando a partir de caminhos de significação objetivá- veis. Para explicitar esta relação, o primeiro aspecto a ser exposto diz respeito ao caráter expressivo da necessidade da razão como parte do processo que faz emergir significa- do, considerando extremos conceituais e os conteúdos de verdade das múltiplas facetas do objeto de arte, fundindo-se ao conteúdo crítico deontológico. O segundo ponto, par- te da tese sobre a qual a arte se delineia me- diante espaço conceitual, formado a partir da subjetividade que se inicia no sujeito que configura o objeto. Neste contexto, os obje- tos de arte apontam para a subjetividade do artista e do fruidor na construção de sentido, por meio de um processo imbricado de cria- ção, em que seu contraponto se apoia sobre a objetividade da realidade material do obje- to reverberada através do repertório concei- tual do sujeito. Trazemos também para este contexto a autonomia presente na cons- trução de significação conceitual enquanto substrato de verdades possíveis, com intuito de delinear campos de significação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ADORNO, T. Negative dialectics. New York: The Continuum Publishing Company, 1999.
BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. Trad. Zulmira R. Tavares. São Paulo: Ed. Pers- pectiva, 1973.
BODEN, M. A. Dimensões da criatividade. Trad. Pedro Theobald. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1999.
BODEN, M. A. Life and cognitio. In: Branquinho, J. In: The foundations of cognitive science. Oxford: Claredon Press, 2001.
BOHM, D. Totalidade e Ordem Implicada. Trad. Teodoro Lorent. São Paulo: Madras, 2008.
CALCATERRA, R. M. Ideias concretas: percurso na filosofia de John Dewey. Trad. Sil- vana C. Leite. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
GOSWAMI, A. Criatividade Quântica: Como pensar nosso potencial criativo. Trad. Cássia Nasser e Marcello Borges. São Paulo: Aleph, 2008.
HANSON, R. N. Patterns of Discovery. Cambridge: Cambridge University Press, 1972. OLIVEIRA, N. R. de.; ZUIN, A.A.S.; PUCCI, B. Teoria Crítica, estética e educação. Cam- pinas: Editora Autores Associados, 2001
PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Ed. Hartshorne, Weiss & Burks. Cambridge: Harvard Univ. Press, 1935, 1958.
PEIRCE, C. S. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1995 PEIRCE, C. S. Um argumento negligenciado para a realidade de Deus. Trad. Cassiano Terra. In: Revista Cognitio, v.4, n. 1, 2003.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal - Aplica- ções na hipermídia. 3 ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.
SILVEIRA, L.F.B. Curso de semiótica geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Tiziana Cocchieri
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade