Ensino e linguagem de moda: leitura e interpretação de códigos simbólicos no processo de criação de peças de vestuário

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0009

Parole chiave:

moda, linguagem visual, painéis visuais, ensino, processo criativo

Abstract

Fazendo uso de elementos sintáticos do design, sobretudo das cores, formas e texturas, são expressas pelo vestuário mensagens que elucidam identidades individuais e coletivas e também as perspectivas que o designer tem do mundo. Visando exibir os resultados de uma atividade realizada em uma disciplina de História da Moda executada em um curso de Bacharelado em Moda, esse artigo objetivou constituir uma trama entre a teoria e a prática a partir da aplicação do conteúdo ensinado em sala de aula no processo criativo dos discentes por meio da produção de um painel semântico, e deste, estimulando a decodificação de códigos simbólicos para a criação de um desenho de moda. Para tal, trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e tratamento descritivo. A atividade foi respaldada na metodologia da aprendizagem significativa, em que os novos conteúdos assimilados pelos alunos são colocados em prática em amálgama com os que eles já possuíam. Assim, pode-se evidenciar que entre todos os quatro exemplos apresentados, são notabilizadas a existência de um alinhamento entre o conteúdo transmitido na aula, os painéis visuais e os croquis desenhados, sendo possível concluir que a aprendizagem significativa foi estimulada através da integração dos saberes de forma integrada e transversal.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale); Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV); Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Faculdade Unyleya); Graduado em Design de Moda (IF Sudeste MG - Campus Muriaé). 

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC (2006). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS)

Denise Blanco Sant'Anna, Universidade Feevale

Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale; Mestre em educação e graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta da Universidade Feevale ministrando disciplinas nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia, além de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais na mesma instituição. Também atua como regente de coros e coordena o Programa Conexão Cultural e o projeto de Extensão Movimento Coral. Atua principalmente nas seguintes áreas: educação, arte, cultura, música, canto coral e formação de professores.

Riferimenti bibliografici

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BARTHES, R. Sistema da Moda. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Editora Blucher, 2000. Tradução de Itiro lida.

CASTILHO, K. Moda e linguagem. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2004.

CAMARGO, M. H. Notas sobre possíveis origens da comunicação humana. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 179 - 193, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020179. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15228. Acesso em: 23 jun. 2023.

CHATAIGNIER, G. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

CRANE, D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DANTAS, I. J. M. de; SILVA, C. A. P. Interpretação da mensagem visual de uma coleção de vestuário e seu painel semântico por potenciais consumidores. Design em Questão, [s. l], v. 1, n. 1, p. 62-74, jul. 2021. Disponível em: https://design.revistas.ufcg.edu.br/index.php/designemquestao/article/view/42/5. Acesso em: 13 jun. 2023.

DANTAS, Í. J. M. de; SILVEIRA, N. B. M. da. Da síntese imagética à configuração da coleção de vestuário: o processo de codificação de mensagens visuais. Educação Gráfica, Bauru, v. 24, n. 3, p. 76-93, dez. 2020. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2021/01/08_DA-SINTESE-IMAGETICA_76_93.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

FARINA, M; PEREZ, C; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Blücher, 2011.

GARCIA, T. C. da. O "it verde e amarelo" de Carmen Miranda: (1930-1946). São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

JONES, S. K. Fashion Design: manual do estilista. São Paulo, Cosac Naify, 2005.

KORNER, E. O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda. In: GAMPI PLURAL, 5., 2015, Joinville. Anais [...]. [S.L.]: UNIVILLE, 2016. p. 1-20. Disponível em: https://proceedings.blucher.com.br/article-details/o-painel-visual-como-ferramenta-para-desenvolvimento-de-produtos-de-moda-22457. Acesso em: 22 maio 2023.

LEITÃO, D. K. Brasil à moda da casa: imagens da nação na moda brasileira contemporânea. 2007. 373 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10252. Acesso em: 20 maio. 2023.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.

MICHETTI, M. Moda brasileira e mundialização: mercado mundial e trocas simbólicas. 2012. 502 f. Tese (Doutorado em Sociologia), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/moda-brasileira-mundializacao-mercado-mundial-trocas-simbolicas. Acesso em: 20 maio. 2023.

SANCHES, M. C. de F. A educação projetual no Design de Moda: diretrizes pedagógicas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 009-028, 2018. DOI: 10.5965/25944630212018009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/11778. Acesso em: 26 jun. 2023.

SANCHES, M. C. F.; MARTINS, S. R. M. Projetando mensagens visuais: a contribuição das ferramentas de síntese imagética no design de moda. Estudos em Design, v. 23, n. 1, p. 108- 117, 2010. Disponível em: estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/200. Acesso em: 26 maio. 2023.

SANCHES, M. C. F. O projeto do intangível na formação de designers de moda: repensando as estratégias metodológicas para a sintaxe da forma na prática projetual. 2016. 268 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16022017-094603/publico/mariaceleste.pdf. Acesso em: 20 maio. 2023.

SVENDSEN, L. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

TEIXEIRA, D. J; et al. Linguagem visual e princípios de design em ebook interativo infantil. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 129 - 143, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4858. Acesso em: 23 jun. 2023.

TREPTOW, D. E. Inventando Moda: planejamento de coleção. 5. Ed. São Paulo: edição da autora, 2013.

Pubblicato

2024-04-05

Come citare

SOARES JUNIOR, Glauber; SCHEMES, Claudia; SANT’ANNA, Denise Blanco. Ensino e linguagem de moda: leitura e interpretação de códigos simbólicos no processo de criação de peças de vestuário. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–26, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24245. Acesso em: 24 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática