Escritas: mastigando letras, cuspindo palavras

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615372023e0011

Parole chiave:

escritas, intercessores, práticas artísticas, publicação eletrônica

Abstract

É preciso mastigar letras para sentir frases e cuspir palavras para compor práticas artísticas com o texto: a partir dessa dinâmica, a publicação “e s c r i t a s” apresenta-se como uma compilação experimental de textos em formato eletrônico (e-book). A proposta foi elaborada com base em encontros virtuais durante a pandemia de COVID-19. São “e s c r i t a s” com espaços, pois se tratam de “letras em distanciamento social” a tensionar relações entre um lento retorno à “normalidade” pós-pandemia e o desejo de habitar novas plataformas de produção em arte. Este relato tem como objetivo descrever a experiência de um processo criativo colaborativo e difundir como propostas experimentais em escrita podem encontrar apoio em editais públicos. O artigo segue uma abordagem narrativa ao rememorar os processos de feitura do trabalho, recorrendo ao uso de reproduções imagéticas da própria publicação. Alinha-se também o conceito de intercessores proposto por Deleuze ao relacionar as propostas de criação em oficinas e no texto a uma multiplicidade de agenciamentos, vislumbrando o outro pela diferença de suas produções, pelos modos improváveis de ir e vir, criando um trabalho composto por afetos que pausam em contos, poemas, textos, enfim, em escritas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Rafael Nunes Menezes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Organizador da publicação “e s c r i t a s” disponível em bit.ly/escritas2022. E-mail: nunesrafael@live.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6308795153004241.

Riferimenti bibliografici

BETHONICO, B. R. O texto que existe antes da frase: apontamentos sobre escrever, ler e performar. Revista Digital Do LAV, 9(2), 245-260.

CANTINHO, Maria João. Do ínfimo. Guaratinguetá: Penalux, 2018.

CARACTERE. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2023. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/caractere/>. Acesso em: 01 out. 2023.

DELEUZE, G. Conversações. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.DELEUZE, G; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia: vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

FCC. Edital #SCulturaEmSuaCasa. Santa Catarina, 2020. Disponível em: <https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/22712-edital-scultura emsuacasa-tem-inscricoes-abertas-para-apoio-a-iniciativas-culturais-on-line>. Acesso em: 01 out 2023.

LAZZAROTTO, G. D. R.; CARVALHO, J. D. Afetar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (Org.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 25-27.

MOEHLECKE, V. Oficinar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (Org.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 167-170.

OLIVEIRA, M. O. Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: diários de aula como foco de investigação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Org.). Educação da cultura visual - conceitos e contextos. 1 ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, v. 3, p. 175-190.

RIBEIRO, Walmeri; ROCHA, Thereza. Por uma poética do pensamento e da criação em artes. In: Ribeiro, Walmeri, Rocha, Thereza. (Org.). Das Artes e seus territórios sensíveis. 1 ed. São Paulo: Intermeios, 2014, v. 1, p. 15-20.

ROCHA, Michel Zózimo. Estratégias Expansivas: publicações de artistas e seus espaços moventes. Editora do Autor. Porto Alegre, 2011.

ZANELLA, A. V. Escrever. In: FONSECA, Tania Mara Galli; NASCIMENTO, Maria Lívia do; MARASCHIN, Cleci (Org.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2015, p. 89-92.

Pubblicato

2023-11-28

Come citare

MENEZES, Rafael Nunes. Escritas: mastigando letras, cuspindo palavras. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/2175234615372023e0011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24054. Acesso em: 21 nov. 2024.