Imagens da memória: experiências afetivas de uma professora/artista

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023074

Parole chiave:

Imagem, Memória, Experiência, Professor/artista, Fotografia

Abstract

O texto apresenta um trecho de minha tese de doutorado em que conto por meio de ensaios poéticos minhas experiências estéticas e sensíveis que reverberaram em minha prática docente enquanto professora de fotografia e como artista visual no uso da fotografia. A tese, defendida em meio a pandemia no ano de 2020, utilizou-se do método da cartografia e a coleta de dados teve como dispositivo fotografias publicadas em um perfil pessoal na rede social Instagram em forma de arquivo/diário. O perfil, criado no início do doutorado, possuía inicialmente o objetivo registrar o dia a dia do processo de doutoramento. Porém, acabou se tornando um arquivo do meu olhar durante os quatro anos. Por meio dele armazenei imagens que me tocavam ou rememoravam um passado distante que se fazia presente a todo momento. Assim, como uma viajante flâneur, naveguei entre as águas da memória, marcadas por um olhar delicado que se efetiva por meio da fotografia, trazendo os afetos que atravessaram/atravessam e constituíram/constituem minha subjetividade. Através das imagens, criei narrativas e neste momento, apresento algumas histórias, noções e conceitos que balizaram a pesquisa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Janaina Schvambach, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Artes Visuais, Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense/IFSUL, câmpus Lajeado/RS. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0004706603300740, Email: janainaschvambach@gmail.com

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Por uma escuta da obra de arte. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. (Org.). Arte, educação e cultura. 2 ed. rev. e ampl. Santa Maria: UFSM, 2015.

BAUDELAIRE, Charles Pierre. Petits poèmes en prose. Pequenos poemas em prosa. Trad. Dorothée de Bruchard. Florianópolis: UFSC: Aliança Francesa, 1988.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. (Obras escolhidas, v. 3).

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. Infância em Berlim por volta de 1900. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras Escolhidas, v. 2).

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras Escolhidas, v. 1).

BENJAMIN, Walter. Passagens. Edição alemã de Rolf Tiedemann. Belo Horizonte: UFMG: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

JESUS, Joaquim Alberto Luz de. (In)visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Educação Artística) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal, 2013.

JESUS, J. O professor-artista como vírus. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.5965/2447267222016028. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/8495. Acesso em: 13 nov. 2022.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3. ed. Cotia: Ateliê, 2014.

LAMPERT, Jociele. [Entre paisagens] ou sobre 'ser' artista professor. In: GUIMARÃES, Leandro Belinaso. (Org.). Ecologias inventivas: experiências das/nas paisagens. Curitiba: CRV, 2015.

LAMPERT, Jociele. Sobre ser artista professor. In: MARTINS, Mirian Celeste; BONCI, Estela; MOMOLI, Daniel. (Org.) Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2018.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pd- f/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: abr. 2020.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 1. ed. 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MORILLO, Isolda. Ai Weiwei: “O capitalismo chegou a seu fim”. El País. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-04-05/ai-weiwei-o-capitalismo-chegou-ao-seu-fim.html. Acesso em: abr. 2020.

OLIVEIRA, Wolney Fernandes de; GUIMARÃES, Leda. Paisagens afetivas e prática docente: a viagem como metodologia do encontro. In: DE JESUS, Samuel José Gilberto (org.). Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memórias, afetos. Goiânia: UFG/FAV, 2015.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2004.

Pubblicato

2023-02-01

Come citare

SCHVAMBACH, Janaina. Imagens da memória: experiências afetivas de uma professora/artista. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 74–94, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023074. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22778. Acesso em: 24 nov. 2024.