Oito Vezes Arte Indígena Contemporânea – 8 x AIC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023269Parole chiave:
Arte Indígena Contemporânea, Jaider Esbell, ImagemAbstract
A partir do conceito de Arte Indígena Contemporânea – AIC – enunciado por Jaider Esbell (2016, 2018a; 2018b) apresentamos uma breve coleção envolvendo onze trabalhos de oito artistas: Arissana Pataxó, Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Daiara Tukano, Ibã Huni Kuin (Coletivo MAHKU), Jaider Esbell, Joseca Yanomami e Mário Flores Taurepang. Onde se enuncia uma estética singular, uma lógica da sensação ameríndia, imagens que resistiram bravamente à colonização. Imagens ancestrais que nos falam sobre um daqui a pouco. O ensaio busca expor uma paisagem inicial sobre a Arte Indígena Contemporânea, movimento que se encontra em plena ebulição. O referencial teórico utilizado vem do pensamento ameríndio e da filosofia da diferença.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERBERT, Paula. Pedagogia da Transformação. Moquém Surari: Arte Indígena Contemporânea. Catálogo da Exposição: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021.
BERGAMASCHI, Alessandra. Do espaço cibernético à Guerra do Canaimés: imagens que ganham vida e a arte como armadilha. ARS (São Paulo), v. 19, n. 43, p. 68-115, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.190679.
DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? in Dois Regimes de Loucos: textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
DINATO, Daniel. Os caminhos do MAHKU (Movimento dos Artistas Huni Kuin). 2018. 142f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296898653.pdf?fbclid=IwAR0-h9JTyIgD8DEDG_6auteKkPyL5O42Mg3vp2W9gT3WczGv2ONeP6QVnWk.
ESBELL, Jaider. Índios: identidades, artes, mídias e conjunturas. Em Tese, [s.l.], v.22, n.2 p. 11-19, maio/ago., 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.22.2.11-19. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/11778.
ESBELL, Jaider. MAKUNAIMA, O MEU AVÔ EM MIM!. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p.11-39, 2018a. DOI: 10.22456/1984-1191.85241. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/85241.
ESBELL, Jaider. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. Revista Select, São Paulo, v. 7, v. 39, jun./jul./ago. 2018b. Disponível em: https://www.select.art.br/arte-indigena-contemporanea-e-o-grande-mundo/.
ESBELL, Jaider. O’MA’KON. Bicharada. Reunião de Bichos. Moquém Surari: Arte Indígena Contemporânea. Catálogo da Exposição: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021.
KOPENAWA, David e ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone, São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KRENAK, Ailton. A Vida Não É Útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LUNA, Glória Alejandra Guarnizo; FLORES, Maria Bernardete Ramos; MELO, Sabrina Fernandes. Arte Indígena Contemporânea Decolonialidade e ReAntropofagia. Revista Farol, [s. l.], v. 17, n. 25, 2021. DOI: 10.47456/rf.v1i25.35982. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/farol/article/view/35982.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Victória Oliveira Bastos, Edio Raniere da Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade