Da estética relacional à estética relacionante: notas sobre a mudança de paradigma no interior do pensamento de Nicolas Bourriaud
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614342022139Parole chiave:
Estética relacional, Radicante, Antropoceno, Nicolas BourriaudAbstract
O artigo tem como objetivo sugerir uma significativa mudança de paradigma em curso no interior de um dos modelos teóricos mais influentes no rol das produções e debates estéticos na contemporaneidade, a saber, a ideia de estética relacional, tal como foi concebida pelo teórico e curador francês Nicolas Bourriaud. Mostra como nas últimas exposições com curadoria de Bourriaud, a temática do Antropoceno, isto é, a nova era geológica na qual a humanidade estaria adentrando, ganha uma hegemonia na seleção de artistas, obras e temas trabalhados, e demanda uma expressiva revisão de postulados centrais para a consolidação de tal estética relacional, especialmente no que diz respeito à primazia das relações inter-humanas e à questão da aceleração dos fluxos radicantes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011a.
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante - por uma estética da globalização. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011b.
CRUTZEN, Paul; STOERMER, Eugene. The Anthropocene. In: IGBP [International Geosphere-Biosphere Programme] Newsletter, n. 41, 2000.
DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Cultura e Barbárie: Florianópolis, 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Qu’est-ce que la philosophie?. Paris: Les Éditions de Minuit, 2013.
DESCOLA, Philippe. Par-delà nature et culture. Paris: Gallimard, 2015.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. Arte relacional e regime estético: a cultura da atividade dos anos 1990. In: Revista Científica/FAP, n. 5. Curitiba: jan./jun. 2010.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. A Altermoderndiade de Nicolas Bourriaud. In: Trans/Form/Ação. Marília, v. 35, n. 3, pp. 259-266, set./dez. 2012.
GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. Trad. Suely Rolnik. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LATOUR, Bruno. Facing Gaia: Eight Lectures on the New Climatic Regime. Trad. Catherine Porter. Medford: Polity Press, 2017.
STENGERS, Isabelle. Au temps des catasthrophes: résister à la barbarie qui vient. Paris: Éditions La Découverte, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Leonardo Rodrigues
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade