Desfazer a casa
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614342022314Parole chiave:
Memória, Casa, Ninho, Processo artísticoAbstract
Esse ensaio visual apresenta um conjunto de fotografias do processo de retirada de pedaços de cimento que cobriam um ninho de sabiá encontrado durante uma caminhada. A construção desse trabalho está permeada pelo relacionamento com minha mãe, em uma convivência que evoca memórias que se traduzem em uma produção visual/textual onde pretendo nublar os limites entre o real e o ficcional. A partir de conversas internas, em tom íntimo, o texto se dirige à uma mãe propriamente dita e à natureza onde se ambientam as memórias acessadas para essa escrita. Com escritos de Jorge Luis Borges, busco diálogos breves sobre tempo e memória que, amarrados à poética de Louise Bourgeois, articulam escritas fragmentadas de memórias relacionadas à casa. Gaston Bachelard traz o aporte teórico para pensar algumas manifestações de casa nesse imaginário.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: Ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martin Fontes, 1989.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BORGES, Jorge Luis. Borges Essencial. Barcelona: Penguin Random House, 2017.
BOURGEOIS, Louise. Destruction of the father, reconstruction of the father. Writings and interviews, 1923 – 1997. Londres: MIT Press, 1998.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Luiza Rodrigues Reginatto
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade