Notas de procedimento: em meio a camadas de pó-terra
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023313Parole chiave:
Notas de Procedimento, Caminhar, Pó-Terra, ColeçãoAbstract
Apresento, neste ensaio visual, uma sequência de fotografias e lista-palavras, que constituem a série No entorno No contorno. Potencializada por pensar e dar plasticidade a contextos singulares, em procedimentos envolvidos com “pó-terra”, e significantes. Em processos de produção (coletar, fotografar e anotar), com o meio (listar, classificar e ordenar) e a continuidade (dispor, expor e colecionar objetos produzidos), sob a forma de notas de procedimentos. Pensado com Vila-Matas, Coccia e Maciel, este ensaio resulta em leituras possíveis que culminam com experiências que não se esgotam, em meio ao caminhar, aos vestígios, delicadezas e camadas de pó-terra.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CALDERAN, Odete. No entorno No contorno. In: MACALINI, Edson; NÓBREGA, Katharine; MARTINS, Marta (orgs.). Solilóquios. Ilha de Santa Catarina: [s.n.], 2020, p. 117-119. Disponível em: https://issuu.com/katharine.k/docs/soliloquios_2020. Acesso em: 28 out. 2022.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Desterro [Florianópolis]: Cultura e Barbárie, 2018.
MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
VILA-MATAS, Enrique. História abreviada da literatura portátil. Tradução de Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Odete Angelina Calderan
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade