Descobrindo Giandomenico Tiepolo: história da arte no balanço de Pulcinella
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613302021148Parole chiave:
Giandomenico Tiepolo, Pulcinella, História da arte, Arte veneziana no século XVIIIAbstract
Giandomenico Tiepolo (1727-1804) realizou entre 1759 a 1797 uma série de afrescos em sua residência campestre, a Villa Tiepolo, em Zianigo. Trasladados para o Ca’Rezzonico, em Veneza, fornecem ao visitante contemporâneo um intrigante conjunto, no qual se pode ver exemplares da produção de pintura de gênero do artista, como observador da vida contemporânea e dos tipos sociais, mas também sua dimensão imaginativa, especialmente na sala dos Pulcinella. Focaliza-se alguns destes afrescos, relacionando-os com outras obras e artistas de Veneza do século XVIII, e também colocando-os em diálogo com pesquisadores da Commedia dell’Arte, com relatos de viagem à Itália de J.W. Goethe e o Divertimento per li regazzi, de Giorgio Agamben. Por fim, toma-se as obras estudadas para pensar as motivações para a pesquisa na história da arte, traduzidas no desafio warburguiano de “buscar a nossa ignorância e afugentá-la”. O que Tiepolo não permitiu ver, a misteriosa e inapreensível figura do Pulcinella fazem pensar no fazer história da arte como balanço permanente cujo impulso inicial é sempre um não saber.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, G. Pulcinella ovvero Divertimento per li ragazzi. Roma: Nottetempo, 2016.
BARCHAM, W. Private Images for Public Spaces”Religious Art in Eighteenth-Century Venice. In: LIBBY, A.; THOMAS, S. (Cur.) Venice in the Age of Canaletto. New York: Prestel Publishing, 2009. p.41-49.
BARNI, R. Introdução. In: SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia Dell’Arte. São Paulo: Iluminuras, 2003. p. 15-50.
BERTHOLD, M. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BOSTOCK, S. The Pictorial Wit of Domenico Tiepolo. 2009. 2 v. (v. 1: 335 p.; v.2: 274 p.). Thesis. (Doctor of Philosophy in Art History). Department of Art History, University of Warwick, Conventry – UK, 2009. Disponível em: http://wrap.warwick.ac.uk/3144/ Acesso em: 21/01/2021.
CALASSO, R. Tiepolo Pink. New York: Penguin Classics, 2020.
CASSEGRAIN, G.; CONTICELLI, V.; LOS LLANOS, J.; LOIRE, S. L’ABCdaire de Tiepolo. Paris: Flammarion, 1998.
DUCHARTRE, P.L. The Italian Comedy. New York: Dover, 1966.
FRANCESCO’S Venice: BBC Series (Documentário apresentado por Francesco da Mosto). Direção: Edward Bazalgette. Produção: Sam Hobkinson. Venice, BBC, 2004.
GOETHE, J. W. Viagem à Itália. São Paulo: Editora da UNESP, 2017.
GOETHE, J. W. Fausto: uma tragédia. Segunda parte. São Paulo: Editora 34, 2020.
GUALDONI, F. Longhi. Milano: Skira, 2010.
HASKELL, F. Mecenas e pintores: arte e sociedade na Itália barroca. São Paulo: EDUSP, 1997.
HUCHET, S. Autorretratos críticos: o que me/nos/vos motiva? Chamada aberta para n. 30. Revista Palíndromo, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/announcement/view/338 Acesso em: 21/02/2021.
LAWNER, L. Harlequin in the Moon: Commedia dell’Arte and the Visual Arts. New York: Harry N Abrams, 1998.
LEVEY, M. La peinture à Venise au 18e siècle. Paris, René Julliard, 1964.
LIBBY, A.; THOMAS, S. (Cur.) Venice in the Age of Canaletto. New York: Prestel Publishing, 2009.
MAAS, W.P. Prefácio. In: GOETHE, J. W. Viagem à Itália. São Paulo: Editora da UNESP, 2017. p. 11-16.
MAKOWIECKY, S. Janelas múltiplas, janelas do olho, espírito da alma, espelho do mundo. In: Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p. 2056-2083.
MARIUZ, A. Tiepolo. Venezia: Cierre Edizioni, 2012.
MAZZUCCO, K. I seminari della KBW. Un laboratorio di método. Engramma, n. 56, apprile 2007. Disponível em: http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=2596 Acesso em 15/02/2021.
PANOFSKY, E. Et in Arcadia Ego: Poussin e a tradição elegíaca. In: Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 377-409.
PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
RUDLIN, J. Commedia dell’Arte: An Actor’s Handbook. London: Routledge, 1994.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Luana M. Wedekin
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade