Fotografia rizomática:
uma proposta para cartografia de memórias
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613292021161Parole chiave:
Rizoma, fotografia, estudos culturais, memóriaAbstract
Propomos no artigo o alinhamento do conceito de rizoma de Deleuze & Guattari à fotografia, compreendendo-a como um artefato cultural possível para estudos culturais. A fotografia rizomática é apresentada como articuladora da história, da cultura e da memória.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERTI, V. Manual de História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
ASSMANN, A. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
ASSMANN, J. Memória comunicativa e memória cultural. História Oral, v. 19, n. 1, p. 115-128–128, 8 ago. 2016.
BENJAMIN, W. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 198–221.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 1
DELGADO, L. de A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral, v. 6, p. 9–25, 2003.
DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, p. 204–219, 2012.
GUIMARÃES NETO, R. B. Historiografia, diversidade e história oral: questões metodológicas. História Oral, desigualdades e diferenças, v. 1, n. 1, p. 333, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, E A CULTURA (UNESCO). Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, 2003.
PORTELLI, A. A Filosofia e os Fatos. T e m p o, v. 1, p. 9, 1996.
ROUILLÉ, A. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Daniel Machado, Taiza Mara Rauen Moraes
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade