Atos Autobiográficos e Práticas Decoloniais em Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019152Parole chiave:
atos autobiográficos, práticas decoloniais, artes visuaisAbstract
O projeto de pesquisa “Práticas Artísticas Autobiográficas: intersecções entre artes visuais, escritas de vida e decolonialidade” está em andamento e foi cadastrado em fevereiro de 2017 junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele está situado no campo das práticas artísticas contemporâneas, ancorado na política do lugar e congrega artistas pesquisadoras e pesquisadores para investigar, debater e praticar atos autobiográficos por meio de articulações diversas com os estudos decoloniais. Ao propor arranjos complexos entre autobiografia, escritas de vida, decolonialidade e artes visuais, o projeto busca encontrar possibilidades de criação de lugares de enunciação que, de uma forma ou de outra, tragam as angústias identitárias à luz de uma consciência imigrante para, assim, oferecer condições de enfrentamento do colonialismo interno (RIVERA CUSICANQUI, 2015) e/ou da colonialidade do ser, do saber e do sentir (MIGNOLO, 2014 e 2011).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANZALDÚA, G. Borderlands, La Frontera: the new mestiza. 4ª ed. San Francisco: Aunt Lute Books, 2012.
ANZALDÚA, G.; KEATING, A. This bridge we call home: radical visions for transforma-tion. New York: Routledge, 2002, pp. 540-579.
BHAMBRA, G. K. Postcolonial and decolonial dialogues, In: Postcolonial Studies,17(2), 2014, pp. 115-121.
GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, R. Decolonial options and artistic/aestheSic entangle-ments: an interview with Walter Mignolo, In: Decolonization: Indigeneity, Education & Society, 3(1), 2014, pp. 196-212.
JOLLY, M. Encyclopedia of life writing: autobiographical and biographical forms. United Kingdom: Routledge, 2001.
MIGNOLO, W. Epistemic disobedience and the decolonial option: a manifesto, In: Transmodernity, 1(2), 2011, pp. 44-66.
______. Further thoughts on (De)Coloniality, In: Broeck, S.; Junker, C. (eds.) Postcolonia-lity-Decoloniality-Black Critique: joints and fissures, New York: Campus Verlag, 2014, pp. 21-51.
MOORE-GILBERT, B. Postcolonial life-writing: culture, politics, and self-representa-tion. London: Routledge, 2009.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais - perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, pp. 117-142.
RIVERA CUSICANQUI, S. Sociología de la imagen: ensayos. 1ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.
RODRIGUES, M. A. A. Autobiogeografia como metodologia decolonial, In: ENCON-TRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 26, Memórias e Inventações, 2017, Campinas. Anais [...] Campinas: ANPAP/Pontifícia Uni-versidade Católica de Campinas, 2017. p.3148-3163.
SMITH, S.; WATSON, J. Reading autobiography: a guide for interpreting life narrati-ves, 2ª ed. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2010.
SULLIVAN, G. Art practice as research: inquiry in visual arts. 2ª ed. London: Sage, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade