LE VOYAGE DE RETOUR
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018064Parole chiave:
exílio, arte, partida, outro, sujeitoAbstract
Esse artigo narra os últimos meses de uma estada de oito anos em território francês. A trajetória de uma artista e pesquisadora em artes visuais são aqui confrontadas à sua experiência exílica, vinculadas ao estudo do eu, ao reconhecimento do outro na formação do sujeito. À partir da análise de obras de artistas e obras pessoais, o texto confrontará história de vida, retratos e autorretratos, biografias e autobiografia vinculados à pesquisa teórica em torno da experiência do exilio, segundo Alexis Nouss e Walter Benjamin.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, G. La poétique de l’espace (1957). Paris: Puf, 2008.
BAQUÉ, D. Anselm Kiefer. Entre mythe et concept. Paris: Éditions du Regard, 2015.
BENJAMIN, W. Enfance Éloge de la poupée et autres essais. Paris: Rivages Poche, 2011.
BENJAMIN, W. L’origine du drame baroque allemand. Paris: Flammarion, 1985.
BERNADAC, M-L.; STORSVE, J. Louise Bourgeois. Paris: Centre Pompidou, 2008.BOUHOURS, J-M. Anselm Kiefer. Paris: Centre Pompidou, 2015.
BOURGEOIS, L. Destruction du père, Reconstruction du père. Paris: Daniel Lelong éditeur, 2007.
BOURGEOIS, L. Moi, Eugénie Grandet, précédé d’un essai de Jean Frémon. Paris: Le promeneur, 2010.
NOUSS, A. La condition de l’exilé. Paris: Éditions de la maison des sciences d’homme, 2015.
NOUSS, A. Paul Celan. Les lieux d’un déplacement. Paris: Le bord de l’eau Éditions, 2010.
Disponível em: <http://www.elianechiron.com/La_mer.html >. Acesso em: 01 avril 2018. NUSELOVICI (NOUSS). A. Exiliance: condition et conscience, FMSH--WP-2013-44, septembre 2013, p. 4. Disponível em: < halshs-00861246 https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00861246>. Acesso em: 30 mai 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade