Do papel das relações entre palavra e imagem nas questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609192017121Abstract
Nestes últimos anos de criação visual e produção teórica1 centrada nas relações entre a palavra e a imagem, tenho me deparado com problematizações que interligam este tema a outras esferas que até então me pareciam fora de alcance de sua espinha dorsal. O interesse explícito em meu projeto de pesquisa de Doutorado era localizar os pontos de fusão, a partir da análise dos pontos de distanciamento entre as artes visuais e a literatura. Desde o começo da pesquisa, no entanto, tenho percebido a necessidade de retornar, irremediavelmente, para a homologia estrutural, e analisar o que disseram os adeptos da não separação entre as artes, mas, mais fortemente, debruçar-me sobre aqueles que insistiram na sua diferenciação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. Introdução, tradução e notas Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1998.
MITCHELL, W. J. T. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade