O desenho desenha a si Convulsão, potência e continuum no processo artístico
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234609172017040Mots-clés :
Desenho, Processo artístico, Potência, Continuum, ConvulsãoRésumé
Este artigo busca contribuir para um entendimento de desenho que abarque ideia, grafismo e coisa. Perspectivada pelo interesse no processo artístico, a reflexão aborda as ideias de continuum e principalmente de potência para propor a noção de convulsão como a dinâmica entre estes três estados.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. A Potência do Pensamento. Revista do Departamento de Psicologia – Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, n°1, p11-28, jan-jun 2006.
AGAMBEN, Giorgio. Tempo e história: crítica do instante e do contínuo. In: Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Búrigo. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009. ALBERRO, Alexander; BUCHMANN, Sabeth (orgs). Art After Conceptual Art.Vienna: Foundation Generali; Cambridge MA: Massachusetts Institute of Technology, 2006.
BISMARK, Mario. Desenho e Aprendizagem. Boletim da Associação dos Professores de Desenho e Geometria Descritiva, Porto, no 25, p23-26, 2006.
BOCHNER, Mel. Anyone can learn to draw. In: Solar System & Rest
Rooms: writings and interviews 1965-2007. Cambridge MA: Massachusettes Institute of Technology Press, 2008.
BUTLER, Cornelia. Means and Ends. In: Afterimage. Cambridge MA: Massachusetts Institute of Technology Press, 1999.
DERRIDA, Jacques. Memórias de Cego – o auto-retrato e outras ruínas. Tradução de Fernanda Bernardes. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2010.
LEE, Pamela. Some Kinds of Duration: the Temporality of Drawing as Process Art. In: BUTLER, Cornelia. Afterimage. Cambridge MA: Massachusettes Institute of Technology Press, 1999.
PAIXÃO, Pedro. Desenho – A Transparência dos Signos: Estudos de Teoria do Desenho e de Práticas Disciplinares sem nome. Lisboa: Assírio & Alvim, 2008.
PETHERBRIDGE, Deanna. The Primacy of Drawing – histories and theories of practice. Londres; New Haven: Yale University Press, 2010.
PETHERBRIDGE, Deanna. Nailing the Liminal: the dificulties of defining drawing. In: GARNER, Steve (org). Writing on Drawings. Essays on Drawings Practice and Research. Bristol, Chicago: Intellect, 2012.
SARDO, Delfim. Desenhar o vento. In: ROMÃO, André; SENA, Gonçalo; LUZ, Nuno da (orgs). Atlas Projecto de Desenho. Lisboa: Associação Avalanche, 2006. p42- 43.
SERRA, Richard. About Drawing – an interview. In: Writings/interviews.
Chicago: University of Chicago Press, 1994.
STOICHITA, Victor. A Short History of the Shadow. London: Reaktion Books, 1997.
TONE, Lilian (org). William Kentridge: Fortuna. São Paulo: Instituto Moreira Sales, Pinacoteca do Estado; Porto Alegre RS: Fundação Iberê Camargo, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade