CATARSE: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS COM O ENSINO DA ARTE
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234607142015045Mots-clés :
arte , cartase, educaçãoRésumé
A Catarse é considerada por muitos autores como um “efeito” ligado a um processo que leva à tomada de consciência. Que “efeito” é esse? Por quem foi sistematizado? Quais abordagens foram construídas a partir desse conceito? Qual a sua relação com a educação e com os espaços escolar e expositivo? O artigo em tela pretende refletir sobre essas questões ao revisitar o conceito de Catarse a partir de autores como Aristóteles, Vigotski, Jauss e, em especial, Georg Lukács. Busca relacionar as ideias desse esteta húngaro ao campo da educação e, principalmente, ao ensino da arte.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1992.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: dos anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
(Org.). Inquietações e mudanças do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002a.
BARBOSA. Tereza Virgínia Ribeiro. A Kátharsis trágica: uma entrega consciente ao desconhecido. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínea; FREITAS Verlaine; KAN- GUSSU, Imaculada (Org.). Kátharsis: reflexão sobre um conceito estético. Belo Hori- zonte: C/Arte, 2002b. p. 28-41.
DUAYER, Juarez Torrez. Lukács e a arquitetura. 2003. Tese (Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Cam- pinas: Autores Associados, 1996.
FOERSTE, Erineu. Parceria na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2005.
FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Leitura de imagens: um desafio à educação contem- porânea. Vitória: EDUFES, 2004.
FONTANA, Roseli A. Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: S.P: Autores Associados, 2005.
FRANZ. Terezinha Suely. Educação para uma compreensão crítica da arte. Santa Ca- tarina: Letras Contemporâneas, 2003.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2004.
HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.
JAUSS, Hans Robert. O Prazer estético e as experiências fundamentais da poiésis, aisthésis e kathársis. In: LIMA, Luis Costa (Org.). A literatura e o leitor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979a. p. 63-132.
. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luis Costa (Org.). A lite- ratura e o leitor. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979b. p. 43-62.
KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1998.
LEÓNTIEV, Alexei Nikolaevich. Artículo de introduccíon sobre la labor creadora de L.
S. Vygotski. In: VYGOTSKI, Lev Semenovith. Obras escogidas I. Madri: Visor, 1997. p. 419-450.
LUKÁCS, Georg. Estética 1-La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Ediciones Gri- jaldo, 1966.
. Estética 1-La peculiaridad de lo estético, 4 vol., Barcelona: Ediciones Grijal- do, 1982.
MARCUSE, Herbert. A Ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
PILLAR, Ana Alice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999.
PUENTE, Fernando Rey. A khátarsis em Platão e Aristóteles. In: DUARTE, Rodrigo; FIGUEIREDO, Virgínea; FREITAS Verlaine; KANGUSSU, Imaculada (Org.). Kátharsis: re- flexão sobre um conceito estético. Belo Horizonte: C/Arte, 2002. p. 10- 27.
REGO, Pedro Costa. Immanuel Kant e o problema da universalidade do belo. In: SE- MINÁRIO INTERNACIONAL ARTE NO PENSAMENTO, 1., Vitória, 2006. Anais eletrôni-
cos. Disponível em: <http://arte.artenopensamento.org.br/pdf/immanuel_kant_uni- versalidade_do_belo.p df>. Acesso em: 20 abr. 2006.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1991.
VEER, René Van Der; VALSINER, Jaan. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ZILBERMAN. Regina. Estética da recepção e a história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Priscila de Souza Chisté 2015
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade