A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento

Auteurs

  • André Leite Coelho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234605092013039

Mots-clés :

fotografia , Roland Barthes, fenomenologia da memória

Résumé

Este trabalho se detém no livro La chambre claire de Roland Barthes e procura comparar os conceitos de studium e punctum, formulados nesta obra, aos pólos em oposição que definem a faculdade mnemônica humana segundo a fenomenologia da memória descrita por Paul Ricœur. O ponto de contato entre a memória e a imagem fotográfica, por sua vez, encontra-se a partir do princípio de distanciamento implícito em ambas: se a memória, como diz Aristóteles, “é do passado” e depende da distinção temporal entre a lembrança e o objeto ou evento a que a lembrança se refere, a imagem fotográfica, por conta da relação de contiguidade que estabelece com seu referente, também implica na demarcação de um distanciamento temporal entre signo e referente. A partir da verificação de similaridades entre a fotografia e a fenomenologia da memória, pretende-se, finalmente, estabelecer os pontos em comum que ambas as operações possuem em relação ao tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ASSMANN, Aleida. (2006). Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

ARISTOTLE. On the soul, parva naturalia, on breath. Trad. W. S. Hett. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2000. (Loeb Classical Library).

BARTHES, Roland. (1980). La chambre claire: notes sur la photographie. Paris: Éditions de l’ Étoile, Gallimard, Le Seuil, 1980.

BERGSON, Henri. (1939). Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1999.

DUBOIS, Philippe. (1990). O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2009.

FENK, August. (2008). A view on the iconic turn from a semiotic perspective. In: Wittgenstein and the Philosophy of Information. Proceedings of the 30th International Ludwig Wittgenstein-Symposium in Kirchberg, 2007. Ontos Verlag, Frankfurt, pp. 27- 42.

PEIRCE, Charles Sanders. (1931). Collected Papers of Charles Sanders Peirce: volume I, principles of philosophy and volume II, elements of logic. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 1974. v.1 and v. 2.

PROUST, Marcel. (1913). Em Busca do Tempo Perdido: no caminho de swann. Trad. Mario Quintana. São Paulo: Editora Globo, 2006. v. 1.

______________. (1923). Em Busca do Tempo Perdido: a prisioneira. Trad. Manuel Bandeira e Lourdes Sousa de Alencar. São Paulo: Editora Globo, 2011. v. 5.

RICŒUR, Paul. (2000). A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Téléchargements

Publiée

2013-10-08

Comment citer

COELHO, André Leite. A FOTOGRAFIA E A FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA: Aproximações Entre Dois Princípios de Distanciamento. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013. DOI: 10.5965/2175234605092013039. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3992. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática