As Ações Educativas em Museus de Arte no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234604072012151Mots-clés :
Ações educativas, Museus de arte, Arte/educaçãoRésumé
Este artigo relata as principais ações educativas desenvolvidas na atualidade em Museus de Arte no Brasil. A identificação de tais ações ocorreu a partir de revisão bibliográfica e da visita a cerca de cinqüenta Museus, Centro Culturais, Institutos, Galerias e Memoriais. Cabe ressaltar que as ações identificadas, em geral, são ofertadas por grandes instituições museológicas e não representam a realidade dos museus de Arte no Brasil.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Ana Mae. Arte na escola ontem e hoje. Presença Pedagógica, v. 1, p. 5-10, 2008.
BARBOSA, Ana Mae. Educação em museus: termos que revelam preconceitos. In: Anderson Pinheiro. (Org.). Diálogo entre arte e público. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2007, v.5, p. 30-34.
BARDI, Pietro Maria. MASP, anos 30. In: Museu de arte moderna de São Paulo Assis Chateaubriand. Catálogo – I França e Escola de Paris. São Paulo: MASP, 1979. P. 3-6.
BEMVENUTI, Alice. Museus e educação em museus: história, metodologias e projetos. Com análises de caso: museus de arte contemporânea de São Paulo, Niterói e Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado – PPGAVI/UFRGS, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O Amor pela Arte: os Museus de arte na Europa e seu público. São Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: artes / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/arte.pdf Acessado em 01/3/2010.
FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
GRINDER, Alison, MCCOY, E. The good guide: a sourcebook for interpreters, docents and tour guides. EUA: Ironwood, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte. Poetizar fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Rizoma Cultural, 2008.
MARTINS, Tatiana Gonçalves. O museu como vereda fértil: a museologia no museu de arte contemporânea. Dissertação de Mestrado, UNIRIO/MAST - Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, 2008.
VERGARA, Luiz Guilherme. Curadorias educativas: a consciência do olhar: percepção imaginativa, perspectiva fenomenológica aplicadas à experiência estética. In: Congresso Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. v.3. São Paulo, out/1996. p. 240-247.
VERGARA, LUIZ Guilherme. Curadorias Educativas. In: Anais do 8° Encontro Nacional da ANPAP. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa; Anna Maria de Carvalho Barros. (Org.). São Paulo: ANPAP, ECA/ USP, 1996, v. 1, v. 2 e v. 3.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés André Luís Marques da Silveira, Maria Cristina V. Biazus, Margarete Axt 2013
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade