“Receptores das ondas mnêmicas”: Aby Warburg como leitor de Nietzsche
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0007Mots-clés :
Aby Warburg, Friedrich Nietzsche, Pathosformel, trágico, dionisíacoRésumé
Este artigo tem como objetivo investigar como o historiador da arte Aby Warburg leu e recepcionou a obra de Friedrich Nietzsche. Embora o nome do filósofo não seja mencionado uma única vez em seus escritos publicados, sua influência é claramente perceptível no quadro histórico que Warburg apresenta sobre o amplo fenômeno da pós-vida da Antiguidade no Renascimento europeu. Para explorar essa questão, o artigo se divide em duas partes. Primeiramente, analisa-se o desenvolvimento das pesquisas de Warburg sobre o Renascimento, destacando a formulação de conceitos que sugerem uma influência de Nietzsche, como a “psicologia da polaridade” e a “fórmula de páthos”. Em seguida, examina-se o acervo documental legado por Warburg na forma de manuscritos e cartas, os quais oferecem elementos fundamentais para a compreensão de sua interpretação da obra do filósofo.
Téléchargements
Références
BERTRAM, Ernst. Nietzsche: Versuch einer Mythologie. Berlin: Georg Bondi, 1920 [1918].
CENTANNI, Monica. Aby Warburg and living thought. In: Aby Warburg and living thought. Tradução de Elizabeth Thomson. Dueville: Ronzani, 2022, p. 317-413.
COOPER, Jean C. (org.). Brewer’s book of myth and legend. Oxford : Helicon, 1993 [1992].
FERNANDES, Cássio. Warburg e Burckhardt. Modos, v. 4, n. 3, p.100-119, 2020.
GHELARDI, Maurizio. Aby Warburg et la “lutte pour le style”. Paris: L’écarquillé, 2016 [2012].
GHELARDI, Maurizio. L’umano senza umanesimo: Warburg e Nietzsche. In Circolo, n. 10, p. 345-359, 2020.
GOMBRICH, Ernst H. Aby Warburg: an intellectual biography. 2ed. Oxford: Phaidon, 1986 [1970].
KAEGI, Werner. Das Werk Aby Warburgs: mit einem unveröffentlichten Brief Jacob Burckhardts. Neue Schweizer Rundschau, v. 5, n. 1, p. 283-293, 1933.
PANOFSKY, Erwin. A. Warburg. In: FÜSSEL, Stephan (org.). Mnemosyne: Beiträge zum 50. Todestag von Aby M. Warburg. Göttingen: Gratia, 1979 [1930], p. 29-33.
PASQUALI, Giorgio. A tribute to Aby Warburg. In: CENTANNI, Monica (org.). Aby Warburg and living thought. Tradução de Elizabeth Thomson. Dueville: Ronzani, 2022 [1930], p. 37-55.
PAULI, Gustav. Antike Einflüsse in der italienischen Frührenaissance. Kunstchronik: Wochenschrift für Kunst und Kunstgewerbe, v. 5, p. 174-177, 1894.
PFOTENHAUER, Helmut. Das Nachleben der Antike: Aby Warburgs Auseinandersetzung mit Nietzsche. Nietzsche-Studien, v. 14, p. 298-313, 1985.
PINOTTI, Andrea. Symbolic form and symbolic formula: Cassirer and Warburg on morphology. Cassirer Studies, v. 1, p. 119-135, 2008.
PRINZHORN, Hans. Nietzsche und das XX. Jahrhundert. Heidelberg: Kampmann, 1928.
RAULFF, Ulrich. Der Teufelsmut der Juden: Warburg und Nietzsche in der Transformatorenhalle. In: Wilde Energien: vier Versuche zu Aby Warburg. Göttingen: Wallstein, 2003, p. 117-150.
ROECK, Bernd. Aby Warburgs Seminarübungen über Jacob Burckhardt im Sommersemester 1927. In: Idea: Jahrbuch der Hamburger Kunsthalle. Hamburg: Prestel, 1991a, p. 65-89.
ROECK, Bernd. Burckhardt, Warburg und die italienische Renaissance. Annali dell’Istituto storico italo-germanico in Trento, n. 17, p. 257-296, 1991b.
SANTINI, Carlotta. Zwischen Geschichte und Gedächtnis: Aby Warburg, Jacob Burckhardt und Friedrich Nietzsche. In: JENSEN, Anthony K.; SANTINI, Carlotta (orgs.). Nietzsche on Memory and History. Berlin: De Gruyter, 2021, p. 279-300.
SAXL, Fritz. Die Bibliothek Warburg und ihr Ziel. In: MÜLLER, Ernst; PICHT, Barbara (orgs.). Vorträge der Bibliothek Warburg: das intellektuelle Netzwerk der Kulturwissenschaftlichen Bibliothek Warburg. Göttingen: Wallstein, 2023 [1921], p. 33-45.
SAXL, Fritz. Three “Florentines”: Herbert Horne, A. Warburg, Jacques Mesnil. In: Lectures. London: The Warburg Institute 1957 [1944], v. 1, p. 331-344.
SCHOELL-GLASS, Charlotte. Aby Warburg und der Antisemitismus: Kulturwissenschaft als Geitespolitik. Frankfurt am Main: Fischer, 2015 [1998].
SETTIS, Salvatore. Pathos und Ethos, Morphologie und Funktion. Vorträge aus dem Warburg-Haus, v. 1, p. 31-73, 1997.
STEIN, Heinrich. Vorlesungen über Ästhetik. Stuttgart: Cotta, 1897.
STUHLFAUTH, Georg. A. Warburg und die Warburg-Bibliothek. Theologische Blätter, v. 5, n. 3, p. 53-64, 1926.
VISCHER, Robert. Luca Signorelli und die italienische Renaissance. Leipzig: Von Veit & Comp., 1879.
WAETZOLDT, Wilhelm. Im Memoriam Aby Warburg. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, v. 3, n. 5, p. 197-200, 1930.
WARBURG, Aby. Abschlußsitzung des Seminars über Jacob Burckhardt. In: Idea: Jahrbuch der Hamburger Kunsthalle. Organização de Bernd Roeck. Hamburg: Prestel, 1991 [1927], p. 86-88.
WARBURG, Aby. il mondo antico degli dèi e il primo Rinascimento al Nord e al Sud. In: GHELARDI, Maurizio (org.). Opere I: la Rinascita del paganesimo antico e altri scritti (1889-1914). Torino: Nino Aragno, 2004 [1908], p. 499-504.
WARBURG, Aby. Die italienische Antike im Zeitalter Rembrandts. In: LEUSCHNER, Eckhard. Antonio Tempesta: Ein Bahnbrecher des römischen Barock und seine europäische Wirkung. Petersberg: Imhof, 2005 [1926], p. 570-578.
WARBURG, Aby. Florentinische Wirklichkeit und antikisirender Idealismus. In: LADWIG, Perdita; TREML, Martin; WEIGEL, Sigrid (orgs.). Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1901], p. 211-233.
WARBURG, Aby. Der Fixsternhimmel auf der Sphaera Barbarica auf der Wanderung von Ost nach West. In: LADWIG, Perdita; TREML, Martin; WEIGEL, Sigrid (orgs.). Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1913], p. 326-348.
WARBURG, Aby. O nascimento de Vênus e A Primavera de Sandro Botticelli. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1893], p. 3-87.
WARBURG, Aby. Os figurinos teatrais para os intermezzi de 1589. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1895], p. 339-425.
WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1902], p. 121-168.
WARBURG, Aby. Dürer e a Antiguidade italiana. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1905], p. 435-445.
WARBURG, Aby. A última vontade de Francesco Sassetti. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1907a], p. 169-217.
WARBURG, Aby. Trabalhadores campestres em tapetes da Borgonha. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1907b], p. 289-299.
WARBURG, Aby. A antiga profecia pagã em palavras e imagens nos tempos de Lutero. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1920], p. 515-621.
WARBURG, Aby. Grundlegende Bruchstücke. In: HÖNES, Hans; PFISTERER, Ulrich (orgs.). Fragmente zur Ausdruckskunde. Berlin/Boston, De Gruyter, 2015 [1888-1905/1912], p. 1-227.
WARBURG, Aby. Ghiberti e o Laocoonte de Lessing. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1889], p. 53-64.
WARBURG, Aby. O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do Primeiro Renascimento. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1914], p. 91-140.
WARBURG, Aby. De arsenal a laboratório. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1927], p. 37-52.
WARBURG, Aby. Mnemosyne. O atlas das imagens. Introdução. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1929a], p. 217-229.
WARBURG, Aby. O Antigo romano na oficina de Ghirlandaio. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1929b], p. 197-215.
WARBURG, Aby; BING, Gertrud; SAXL, Fritz. Tagebuch der Kulturwissenschaftlichen Bibliothek Warburg. Organização de Karen Michels e Charlotte Schoell-Glass. Berlin: Akademie, 2001 [1926-1929].
WIND, Edgar. O conceito de Kulturwissenschaft em Warburg e o seu significado para a estética. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1931], p. 255-279.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Serzenando Alves Vieira Neto 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade