Bastidores da tragédia “Otelo” (1949): aproximações entre as pinturas dos irmãos Bellini e o desenho de figurino de Oliveira
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0008Mots-clés :
Pernambuco de Oliveira, Otelo, renascimento veneziano, desenhos de figurinosRésumé
Este artigo visa investigar um desenho de figurino desenvolvido para a tragédia “Otelo” para o Teatro do Estudante do Brasil no ano de 1949. O objeto, como fonte primária, é descrito e analisado com objetivo de identificar características formais que revelam escolhas artísticas de Pernambuco de Oliveira, desenhista responsável. Conforme sugere o tempo e espaço desta peça shakespeariana, a escola de pintura veneziana é indicada, particularmente em Gentile e Giovanni Bellini, alcançando os símbolos emprestados ao desenho - em uma transferência da pintura para o desenho e como a diferença de suporte se manifesta. Nesse exame comparativo, busca-se compreender como o personagem representado ganha contorno, sugerindo um diálogo entre as artes plásticas e cênicas, capturando as semelhanças e as soluções visuais deste.
Téléchargements
Références
BARBIERI, Donatella. Costume in Performance: Materiality, Culture and the Body. London: Bloomsbury, 2017. E-book Kindle.
BOUCHER, François. História do Vestuário no Ocidente. São Paulo: CosacNaify, 2012.
DAVIS, Robert C; LINDSMITH, Beth. Renaissance People: Lives that shaped the Modern Age. London: Thames & Hudson Ltda., 2019.
FONTANA, Fabiana Siqueira. O Teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlos Magno. Rio de Janeiro: Funarte, 2016.
FUNARTE/Centro de Pesquisa e Documentação. Desenhos Artísticos. In: Biblioteca Sophia. Disponível em: <http://cedoc.funarte.gov.br/sophia_web>. Acesso em: 29 abr. 2021.
HOLLANDER, Anne. Seeing Through Clothes. New York: The Viking Press, 1978.
HOLLANDER, Anne. Fabric of Vision: Dress and Drapery in Painting. London: Bloomsbury Publishing, 2016.
LEÃO, Raimundo Matos de. História do Teatro: oito aulas da Antiguidade Grega ao Romantismo. Salvador: EDUFBA, 2014.
LEVENTON, Melissa (org.). História Ilustrada do Vestuário: um estudo da indumentária, do Egito Antigo ao final do século XIX, com ilustrações dos mestres Auguste Racinet e Friedrich Hottenroth ao final. Tradução Livia Almentadry. São Paulo: Publifolha, 2013.
RUGOLO, Ruggero. Venice Where to Find Bellini Carpaccio Titian Tintoretto Veronese. Firenze: Scala Group S.p.A., 2003.
SHAKESPEARE, William. Otelo: O Mouro de Veneza. Tradução: Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. E-book Kindle.
THE NATIONAL GALLERY. Gentile Bellini. Disponível em: <https://www.nationalgallery.org.uk/artists/gentile-bellini>. Acesso em 19 dez. 2023.
THE NATIONAL GALLERY. Giovanni Bellini. Disponível em: <https://www.nationalgallery.org.uk/artists/giovanni-bellini> . Acesso em 19 dez. 2023.
VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosana (org). Diário de Pesquisadores: Traje em Cena. Estação das Letras e Cores: São Paulo, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paula Alvares Ampessan 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade