Dos olhos de Bragança – uma poética da janela
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234615372023e0015Mots-clés :
desenho, janela, sketches, artes visuais, BragançaRésumé
O texto relata o percurso de investigação baseada nas artes, que parte de um estudo de caso realizado na cidade de Bragança, em Portugal. A proposta pretende captar e (re)interpretar graficamente, através de desenhos in loco, janelas percebidas nas ruas da zona histórica, as quais despertaram interesse visual e afeto no processo de observação e fruição em caminhadas cotidianas. Foram realizados, no outono de 2021, mais de 40 desenhos dos mais variados estilos de janelas, com ênfase em questões antitéticas como espaço de ida e volta, dentro e fora, preservação e descaso, público e privado, pertencimento e abandono. A janela que, simbolicamente, representa o olho de moradas, transita entre o concreto e o imaginário, entre o popular e o particular, muito além de sua função construtiva.
Téléchargements
Références
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
CHAUÍ, Marilena. Janela da Alma, Espelho do Mundo. In: NOVAES, Adauto (Org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
CM-Bragança. Breve Panorâmica Histórica. S/p. Disponível em: https://www.cm-braganca.pt/municipio/sobre-braganca/breve-panoramica-historica, acesso em: 21 jan 2022.
COSTA, F. Pereira da. Enciclopédia prática da construção civil. Fascículo 16. Distribuição da Portugália. Editora. 2ª ed. Lisboa, s/d.
COTELO, Victor Lopez. El hueco, punto de inflexión. Tectónica: monografías de arquitectura, tecnología y construcción, El Hueco, nº 4, s/d.
DA VINCI, Leonardo. Anotações de Da Vinci por ele mesmo. Trad. Marcos Malvezi. São Paulo: Madras, 2004.
IPB. Descrição geral. s/p. Disponível em: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/instituto-politecnico-de-braganca, acesso em: 21 jan 2022.
JORGE, Luís Antonio. O desenho da janela. 1. ed. São Paulo: Selo Universidade Annablume, 1995.
LE CORBUSIER. Le Corbusier et Pierre Jeanneret: 1938-1946, Vol. IV, 1995.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução: Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes. 1. ed. eletrônica. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v. 10, p. 7-28, 1993.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2011.
SILVA, Jorge Henrique Pais da; CALADO, Margarida. Dicionário de termos de arte e arquitectura. 2005.
SILVA, Suzi Bianca de Jesus. A janela: Relações e Transformações no Contexto da História da Arquitectura. Prova final da Licenciatura de Arquitectura. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, 2008.
TAVORA apud SILVA, Suzi Bianca de Jesus. A janela: Relações e Transformações no Contexto da História da Arquitectura. Prova final da Licenciatura de Arquitectura. Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Márcio Santos Lima 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade