A formação dos professores de Arte do Instituto Federal do Paraná: construindo um perfil do corpo docente e suas práticas
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234614322022220Mots-clés :
Educação profissional e tecnológica, Ensino de arte, Formação docente, Omnilateralidade, Práticas educativasRésumé
Téléchargements
Références
ALVARENGA,Valéria Metroski. Os concursos públicos para professores de arte da educação básica privilegiam alguma linguagem artística? Revista Digital do Laboratório de Artes visuais Disponível em : https://periodicos.ufsm.br/revislav/
article/view/143852015. Acesso em: 28 set. 2021.
BATISTA, L. Luciana. TERRAZA, H. Cristiane. Espaços e tempos escolares: formação humanística e implicações da lei 13,415/2017 e BNCC no ensino médio de arte nos instituto Federais de educação, Ciência e Tecnologia. ATAS DO XXVI COLÓQUIO DA AFIRSE PORTUGAL Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa 2019 186-194, 2019.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da
República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 ago. 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da
República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 20 ago. 2021.
BRASIL. Lei n. 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 mai. 2016. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 4. ed. Brasília: Setembro, 2021. Disponível em: http://cnct.mec.gov.br. Acesso em: 28 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Dezembro,2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 28 set. 2021.
CRUVINEL, T. Qual o futuro da disciplina Arte a partir da BNCC do Ensino Médio?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, p. 1-23, 2021.Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/
article/view/18970. Acesso em: 29 set. 2021.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2010.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação omnilateral. In. CALDART, Roseli Salete (org.) Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo:Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf Acesso em 26 set. 2021
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (PR). Edital de Concurso Público nº 134/2012 - PROGEPE. Provimento de vagas de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe “D I”, Nível 1. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23. abr. 2012. Disponível em: www.reitoria.ifpr.edu.br. Acesso em: 26 set. 2021.
LOPES, Josiane Paula Maltauro; O componente curricular de arte/música na educação profissional: a visão do docente a respeito do currículo nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio dos Institutos Federais, Rio de Janeiro, 2018
Tese de doutorado.
Projeto Político Pedagógico do curso técnico em Eletromecânica (2014).Disponível em: https://assis.ifpr.edu.br/nossos-cursos/cursos-tecnicos/eletromecanica-integradoensino-medio/ppc-projeto-politico-pedagogico/. Acesso em 22 set 2021.
Projeto Político Pedagógico do curso técnico em Programação de Jogos Digitais (2018). Disponível em: https://telemaco.ifpr.edu.br/cursos-tecnicosintegrados/programacao-de-jogos-digitais/. Acesso em 23 set 2021.
SOUSA, J., Jr. (1999) Politecnia e Omnilateralidade em Marx. Trabalho & Educação - Revista do NETE, 5, 98-114. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/7540. Acesso em 25 set. 2021.
ZANELLA, Katerine. A defesa do ensino e aprendizagem de arte para a formação omnilateral: uma crítica a disciplina de arte na política educacional brasileira e do estado do paraná (1990 a 2018). 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Katyuscia Sosnowski, Everton Ribeiro 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade