Dangereux, subversif, séditieux : le renversement de la voie de la violence

Auteurs

  • Luiz Cláudio da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234614322022270

Mots-clés :

Arte e arquivo, Ditadura militar, Memória e história

Résumé

Neste ensaio, abordo a instalação Perigosos, subversivos, sediciosos (Cadernos do povo brasileiro) de Leila Danziger realizada para a exposição “Hiatus: a memória da violência ditatorial na América Latina”. O ponto de partida da exposição que teve a curadoria de Márcio Seligmann-Silva eram os arquivos da Comissão Naciona da Verdade (CNV). O objetivo deste ensaio é pensar a representação da violência e das vítimas da ditadura tal como aparece na obra da artista carioca. Para isso, dialogo com três autores: Emmanuel Lévinas, Judith Butler e Susan Sontag. Realçando os indícios de uma elaboração em processo onde falhas e fissuras provocam o olhar do espectador e propiciam a presença de aparições e histórias singulares, Danziger constrói um atlas que desenquadra o retrato das vítimas e inverte o trajeto da violência.

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Biographie de l'auteur

Luiz Cláudio da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pesquisador bolsista Produtividade do CNPq, com pós-doutorado na Université de Paris 1-Sorbonne (bolsa Estágio Sênior da Capes, 2014); membro do conselho consultivo da revista VIS da UNB; membro do conselho editorial da revista Modos; professor associado do Instituto de Artes e do PPGARTES da UERJ; coordenador do PPGARTES entre 2010 e 2013; bolsista PROCIÊNCIA/UERJ desde 2008. Graduado pela University of Northern Iowa (1986); mestre (1993) e doutor (1999) em Comunicação pela UFRJ, com estágio de pesquisa na New York University (1998). É membro das equipes de pesquisa Aesthetica, Art et Philosophie e Fictions et intereactction da Universidade de Paris I-Sorbonne e líder do grupo Tecnologias da Arte: sistemas, dispositivos e fissuras. Desenvolve a pesquisa A gravidade da imagem: apropriação e repetição na arte contemporânea (Poéticas do arquivo). Publicou os livros A gravidade da imagem: arte e memória na contemporaneidade (Quartet, 2014) e Cinema brasileiro (anos 70-70), dissimetria, oscilação e simulacro (7 Letras, 2000). Foi editor responsável pelas coletâneas Narrativas, ficções, subjetividades (em parceria com Sheila Cabo Geraldo - Quartet, 2012), Dispositivos de registros na arte contemporânea (Contra Capa, 2010). Foi vice-presidente da ANPAP no biênio 2011-12. Foi curador das exposições Tempo-Matéria (MAC-Niterói, 2010), Carlos Zilio: paisagens 1974-1978 (Galeria Candido Portinari, UERJ, 2011), Paisagem e extremos (CCJF, Rio de Janeiro, 2012), Cidade e desaparecimento (CCJF, Rio de Janeiro, 2011). Publicou na ARS (USP), Arte e Ensaios (UFRJ, Poiéisis (UFF), entre outras.

Références

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Publiée

2022-01-03

Comment citer

COSTA, Luiz Cláudio da. Dangereux, subversif, séditieux : le renversement de la voie de la violence. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 270–283, 2022. DOI: 10.5965/2175234614322022270. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/20421. Acesso em: 21 déc. 2024.