GIOVENTÙ: LA FILLE DES YEUX D’ELISEU VISCONTI

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611242019085

Mots-clés :

Eliseu Visconti, le symbolisme, Gioventù, art brésilien

Résumé

Cet article développe une lecture esthétique et une étude contextuelle sur l’oeuvre Gioventù (1898) d’Eliseu Visconti (1866-1944), collection du Musée National des Beaux-Arts de Rio de Janeiro, au Brésil. Nous pensons le contexte vécu par l’artiste, à la modernité et à sa relation avec le mouvement symboliste. Nous es-sayons de refléter les sens et la notion de beauté et des modèles artistiques adop-tés par l’artiste. Nous voulons ainsi pen-ser comme l’oeuvre Gioventù reflète un sens moderne de la rénovation du passé.

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Biographie de l'auteur

Fabíola Cristina Alves, Federal University of Paraíba

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2016). Mestra em Artes pela mesma instituição. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2008). Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós Graduação em Artes Plásticas, Estética e Estudos Culturais na Université Paris 1 (2015-2016). Possui experiência como docente na educação básica, tendo também atuado no magistério superior como professora substituta na Universidade Federal do Paraná (2011-2012). Foi professora colaboradora no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2017) e professora visitante na Fundação Armando Álvares Penteado (2018). Realizou estágio de Pós-doutorado em História da Arte na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (2017-2018). Atualmente é professora na Universidade Federal da Paraíba e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE).

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Publiée

2019-06-06

Comment citer

ALVES, Fabíola Cristina. GIOVENTÙ: LA FILLE DES YEUX D’ELISEU VISCONTI. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 85–98, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019085. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/14053. Acesso em: 24 nov. 2024.

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