EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA SEMIÓTICA DISCURSIVA: PISTAS PARA LEITURA DE TEXTOS DE PROFESSORES SOBRE SUAS PRÁTICAS
DOI :
https://doi.org/10.5965/21752346102202018012Mots-clés :
semiótica discursiva, estética, leituraRésumé
Abordar-se-á a concepção de experiência estética na Semiótica Discursiva, a partir da leitura dos enunciados que compõem a último livro produzido por Algirdas Julien Greimas, Da Imperfeição, e seus desdobramentos na obra de Eric Landowski. O posicionamento sobre experiência estética, assumido pelos autores elencados, aponta para a indissociabilidade entre as dimensões sensíveis e inteligíveis em atos de leitura e produção de sentidos do ser no mundo.
Téléchargements
Références
FABRI, P. Introdução. In: GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002. p. 95 -111.
FERRY, L. Homo aestheticus: a invenção do gosto na era democrática. Tradução Eliana Maria de Melo Souza. São Paulo: Ensaio, 1994.
GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
GEIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
GREIMAS, A.J. Da Imperfeição. São Paulo: Companhia das Letras e Cores, 2017.
HUSSERL, E. Elemento para uma Elucidação Fenomenológica do Conhecimento. In: Edmund Husserl. São Paulo, SP: Nova Cultural, 2005. p. 25-30.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1996, v. 1.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução: Johannes Kretschmer. São Paulo: Ed. 34, 1999, v. 2.
LACOSTE, J. A filosofia da arte. Tradução de Álvaro Cabral, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
LANDOWSKI. E. De l’Imperfection, o livro do qual se fala. In: GREIMAS, A. J. Da Imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002a. P, 125 – 150.
LANDOWSKI, E. Modos de presença do visível. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de. (org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004. p 97–112.
LANDOWSKI, E. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, n.3. São Paulo: Edições CPS, 2005.
LANDOWSKI. E. Com Grimas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MERLEAU-PONTY, M. A Natureza. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
TEIXIERA, L. Da Imperfeição: um marco nos estudos semióticos. In: Galáxia. n. 4, 2002. p. 257 – 261.
TOURNIER, M. Sexta-Feira (ou os Limbos do Pacífico). Tradução de Fernando Botelho. São Paulo: Linoart/Círculo do Livro, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade