Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611232019062

Mots-clés :

Desvio para o Vermelho (1967-1984), arquivo, coleção, Cildo Meireles

Résumé

Baseado no conceito de colecionador de Walter Benjamin (em “O Colecionador”, no livro Passagens Editora UFMG, 2009) e na proposição de Márcio Seligmann-Silva a respeito do ato de anarquivar para recolecionar, este artigo analisa a obra Desvio para o Vermelho (1967-1984) de Cildo Meireles. Ao recorrer ao método do arquivo na formação da coleção que constitui a obra, o artista assumiu a condição de um tipo de colecionador. Assim, este artigo investiga as tentativas de Cildo Meireles de reordenação do mundo a partir das diferentes versões da obra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Université fédérale de Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), tendo sido bolsista da Capes (2014-2015) e realizado estágio de iniciação à docência no Departamento de Arte da UFF (GAT) através do PPGCA, ministrando a disciplina Interlocuções em Arte/ Política em 2014.2 e 2015.1. É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF, tendo sido bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal Fluminense (2012-2013). É membro do grupo de pesquisa CNPq "Arte e Democracia: produção e circulação da arte na contemporaneidade"; sob orientação do Prof. Dr. Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira. Atualmente é técnica em divulgação científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) e coordenadora do Cineclube CEDERJ e do Núcleo de Pesquisa: Arte, Ciência e Sociedade (NUPACS) da mesma Fundação.

Références

BENJAMIN, W. O colecionador. In: Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 237-246.

BENJAMIN, W. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: Rua de Mão Única (Coleção Obras Escolhidas) vol. 2. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, pp. 227-235.

BOLLE, S. W. Nota Introdutória. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 71-77.

BOLLE, S. W. Um Painel com Milhares de Lâmpadas: Metrópole e Megacidade. In: BENJAMIN, W. Passagens. 1. ed. Belo Horizonte e São Paulo: Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, pp. 1141-1152.

BRITO, R. Desvio para o Vermelho. In: CILDO MEIRELES (Material de apresentação da obra na exposição). Rio de Janeiro: Funarte, Espaço Arte Brasileira Contemporânea e MAM-RJ, 1984.

COUTINHO, W. Cildo Meireles, Emil Formam e Fajardo no MAM, Momentos de uma arte radical. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 01 out 1984, caderno B, p. 2.

COUTINHO, W. Uma gotícula que não explica a relevância do artista. O Globo. Rio de Janeiro, 31 mar 1997, p. 10.

CRIMP, D. Sobre as ruínas do museu. In: Sobre as Ruínas do Museu. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 41-58.

CAMERON, D. Desvio para o Vermelho. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CA-MERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 82-93.

FURLANETO, A. Cildo Meireles Fora da zona de conforto. O Globo. Rio de Janeiro, 22 fev 2014, p. 4.

GOMIDE, A. C. Colecionismo de arte moderna e contemporânea no Brasil: um estudo. 2014. 224f. Tese (Doutorado em Artes). Programa de Pós-Graduação em Artes da escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

HERKENHOFF, P. Um gueto labiríntico: a obra de Cildo Meireles. In: HERKENHOFF, P.; MOSQUERA, G.; CAMERON, D. (orgs.). Cildo Meireles. São Paulo e Londres: Cosac Naify e Phaidon Press, 1999, pp. 36-81.

HIRSZMAN, M. Cildo Meireles provoca com “Desvio para o Vermelho”. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 28 set. 1998, p. 10.

LAGNADO, L. Cildo Meireles: desvio para a interpretação. In: XXIV BIENAL DE SÃO PAULO. Núcleo Histórico: Antropofagia e Histórias de Canibalismo. Vol.1 (catálogo de exposição). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, pp. 398-405.

MORAIS, F. A Sagração do Vermelho ou o Desvio para o Negro. O Globo, Rio de Janeiro, 8 out. 1984, p. 6.

MEIRELES, C. A União faz a força. E a força produz a união (entrevistador: Elias Fajado Fonseca). O Globo, Rio de Janeiro, 25 abr, 1979, p. 41.

MEIRELES, C. Pano-de-roda. Entrevistadores: Glória Ferreira, Luís Andrade, Paulo Venancio Filho, Ronald Duarte e Ricardo Maurício [2000]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009a, pp. 136-163.

MEIRELES, C. Memórias. Entrevistador: Felipe Scovino [2007]. In: SCOVINO, F. (org.). Cildo Meireles (coleção Encontros). 1. ed. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009b, pp. 234-291.

MEIRELES, C. Carbono entrevista Cildo Meireles. Entrevistadores: Marina Fraga e Pedro Urano. Revista Carbono: Natureza, Ciência e Arte, Rio de Janeiro, n. 4, 2013, pp. 1-30.

MEIRELES, C. Criação de Valor. Entrevistadora: Angélica de Moraes. In: QUEMIN, A. O valor da obra de arte. São Paulo: Metalivros, 2014, pp. 100-135.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Desvio para o Vermelho (catálogo de exposição). São Paulo: MAC-USP, 1986.

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SERRALVES. Cildo Meireles. (catálogo de exposição) Porto, Portugal; São Paulo: Fundação de Serralves; Cosac Naify, 2013.

MORAIS, F. A vanguarda vê o Pão de Açúcar. O Globo, Rio de Janeiro, 6 jun. 1983, p. 20.

SELIGMANN-SILVA, M. Sobre o anarquivamento: um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Poiésis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, Niterói, n. 24, pp. 35-58, 2014.

SELIGMANN-SILVA, M. Estética e política, memória e esquecimento: novos desafios na era do mal de arquivo. Remate de Males, n. 29, v. 2, jul-dez 2009, pp. 271-281.

TATE MODERN. Cildo Meireles (catálogo da exposição itinerante realizada na Tate Modern, Londres; Museu d’Art Contemporani, Barcelona; Museum of Fine Arts, Houston; Los Angeles County Museum of Art e Art Gallery of Ontario). Londres: Tate Publishing, 2013.

O GLOBO. CILDO volta a Inhotim. O Globo. Rio de Janeiro, 10 maio 2010, p. 04.

Téléchargements

Publiée

2019-01-11

Comment citer

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Coleção e arquivo como prática do artista: vermelho sobre vermelho. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 23, p. 62–77, 2019. DOI: 10.5965/2175234611232019062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12842. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta