Absolutamente outro [Dandismo & Melancolia]

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611242019099

Mots-clés :

dandismo, melancolia, absoluto, outro, finitude

Résumé

O propósito desse artigo é pensar como o dandismo pode ser compreendido como uma manifestação de autoficção do artista. Trata-se de analisar a duplicação do ser como expressão do humor melancólico e sintoma do gênio de exceção na modernidade. Pretende-se apresentar como a transfiguração do dândi em obra enseja um intermitente ciclo de autodestruição e criação do si, colocando em questão a finitude da vida e a infinitude da arte.

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Biographie de l'auteur

Angelica Oliveira Adverse, Université fédérale du minas gerais

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) pela Universidade Paris I - Sorbonne (2016). Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora-pesquisadora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais desde 1997 nos Cursos de Pós-Graduação em Artes (Mestrado) e Design (Mestrado e Doutorado).Trabalha com estilo de moda e pesquisa em design. No âmbito da arte, desenvolve trabalhos propondo diálogos transdisciplinares por meio de livros de artista, vestuário, têxteis, desenho, aquarela e fotografia. Publicou os seguintes livros: Moda Moderna Medida do Tempo: O futurismo Italiano e a Estética do Efêmero (2012) São Paulo: Estação das Letras & Cores; Imagens São Espelhos (2013) Belo Horizonte: ed. do Autor.  Em 2017, recebeu os seguintes prêmios: o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes/Música e o Prêmio UFMG de Teses na área de concentração Arte, ambos concedidos pela pesquisa de doutoramento Devemos Ser Uma Obra de Arte ou Vestir Uma: o dandismo como médium-de-reflexão na arte, defendida em 2016 (o trabalho estabelece uma relação entre a genealogia do artista moderno e o Dandismo). Atualmente propõe, como enfoque de pesquisa, uma reflexão filosófica sobre estética e cotidiano permeando a arte, a literatura, a moda, o cinema, a arquitetura e o design. Tem Experiência na área de arte e moda, com ênfase em filosofia da arte, estética e teoria crítica da imagem.

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Publiée

2019-06-06

Comment citer

ADVERSE, Angelica Oliveira. Absolutamente outro [Dandismo & Melancolia]. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 99–117, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019099. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12541. Acesso em: 21 nov. 2024.

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