A Justiça de Kira: representações da justiça distorcida no anime death note a partir da teoria da audiovisão
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016035Palabras clave:
audiovisão , Death Note , justiçaResumen
As animações japonesas, também conhecidas como animes, são populares produções audiovisuais no ocidente, especialmente no Brasil. Criadas para públicos de diferentes idades e abordando temáticas diversas, os animes tornam-se interessantes fontes de pesquisa para se compreender discursos e representações veiculadas socialmente. Neste sentido, o presente artigo propõe analisar de que forma um ideal deturpado de justiça é representado no anime Death Note, cujo envolvente enredo trata de questões como assassinatos e vingança. Assim, visto que a junção entre imagem e sons é crucial para os efeitos de impacto na audiência do anime, utilizaremos a teoria da audiovisão proposta por Michel Chion, no intuito de demonstrar como tais elementos geram significados conjuntamente, de forma a complementar sentidos e direcionar a percepção dos espectadores.
Descargas
Citas
CHION, Michel. La audiovisión: Introducción a un análisis conjunto de la imagen y el sonido. Buenos Aires: Paidós 1993.
Death Note (Desu nôto). Japón: Mad House / D.N. Dream Partners / NTV / Shueisa / Video Audio Project. 2006.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In JODELET, Denise (org). As representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. p. 17-44.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001.
SCHMALTZ NETO, Genis Frederico. Paixões e traços míticos no discurso do animê: uma análise em Death Note. Dissertação. 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás. Goiânia. 2013.
YAMAMOTO, Lilian. A literatura de cárcere em defesa de um condenado à pena de morte no Japão - Lágrimas da Ignorância, de Norio Nagayama. In: ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura v. 1, n. 2, julho-dezembro 2015. P. 263- 179.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Amanda Muniz Oliveira, Rodolpho Alexandre Santos Melo Bastos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade