Um cyborg em campo de nuvens
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015063Palabras clave:
Cyborg , híbridos , objetos técnicos , interaçãoResumen
O presente artigo apresenta a figura do cyborg como própria para lidar com o atual estado de mútua incorporação entre orgânico e sintético. O entendimento dessa condição contribui com a aquisição de parâmetros para a visualização de mecanismos de interação que promovem a hibridização de objetos técnicos com o humano e na demarcação da relevância de seu entendimento para a análise das relações entre sujeito, interfaces e sistemas complexos de comunicação. Através do cruzamento de ideias de Derrik de Kerckhove, Lúcia Santaella, Bruno Latour, Vilém Flüsser, Caroline Jones, Donna Haraway e Gilbert Simondon, construímos um traçado da linguagem como primeiro aparato técnico agregado ao humano até a polifonia de vozes encontrada em personagens virtuais.Descargas
Citas
ASCOTT. Roy. Quando a Onça se Deita com a Ovelha: a Arte com Mídias Úmidas e a Cultura Pós-biológica. In: DOMINGUES, Diana (org.). Arte e Vida no Século XXI – Tec- nologia, Ciência e Criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003, pp.273-284.
ASIMOV, Isaac. O homem bicentenário. São Paulo: Hemus, 1980.
BAZZICHELLI, Tatiana. Networked Disruption: rethinking oppositions in art, hacktivism and Business of Social Networking, 2011.
CAMERON, James. Terminator. 107 min. Estados Unidos: Hemdale Film/Pacific Wes- tern/Euro Film Funding/Cinema 84, 1984.
CLYNES, Manfred E.; KLINE, Nathan S. Cyborgs and Space. Astronautics. New York, set. 1960, p.26-27, 74-76. Disponível em: <http://web.mit.edu/digitalapollo/Documents/
Chapter1/cyborgs.pdf>. Acesso em 17 ago. 2014.
CRONENBERG, David. eXistenZ. 97 min. Canadá/Inglaterra: Alliance Atlantis Commu- nications/Canadian Television Fund/Harold Greenberg Fund/Movie Network/Natural Nylon Entertainment/Serendipity Point Films/Téléfilm Canada/Union Générale Ciné- matographique, 1999.
DOMINGUES, Diana. Arte, Ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Pau- lo: Editora UNESP, 2009.
FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do designe e da comunicação. Org. Rafael Cardoso; Trad. Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
FOLMAN, Ari. The Congress. 122 min. Israel/Germany/Poland/Luxembourg/Belgium/ France: Bridgit Folman Film Gang/Pandora Filmproduktion/Opus Film/Paul Thiltges Distributions/Entre Chien et Loup/Liverpool, 2013.
FRAGOSO, Suely. Cunctus Ergo Sum. Crítica à compreensão cartesiana de sujeito nos estudos da cibercultura. In: REIS, Angela P.; TRIVINHO, Eugênio (Org). A cibercultura em transformação: poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos. São Paulo: ABCiber/Instituto Itaú Cultural, 2010, p. 182-187.
GRAY, Chris H.; FIGUEROA-SARRIERA, Heidi; MENTOR, Steven (ed.). The Cyborg Han- dbook. New York: Routledge, 1995
HARAWAY, Donna J.; KUNZU, Hari; TADEU, Tomaz (Org. e Trad.). Antropologia Ciborg: As Vertigens do Pós-Humano. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
.Science, Technology: and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century. In: . Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature. New York: Rout- ledge, 1991, p.149-181.
JONES, Catharine A. (Ed.). Sensorium: Embodied Experience. Technology and Contem- porary Art. Cambridge: MIT press. 2006.
KAMIYAMA, Kenji. Ghost in The Shell: Stand Alone Complex. Japão: Bandai Visual Com- pany/DENTSU Music And Entertainment/Kodansha/Production I.G, 2002-2005.
KERCKHOVE, Derrick. A Pele da Cultura. Investigando a nova realidade eletrônica. São Paulo: Annablume, 2009.
KRAUSE, Bernardo Gustavo. O espelho de Flusser. ArteFilosofia, Ouro Preto,UFOP, n. 14, p. 171-183, jul 2013.
KUBRICK, Stanley. 2001: A Space Odyssey. 160 min. Estados Unidos/Inglaterra: Metro- Goldwyn-Mayer (MGM)/Stanley Kubrick Productions, 1968.
LANG, Fritz. Metropolis. 153 min. Alemanhã: Universum Film (UFA), 1927.
LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simétrica. Trad. Car- los Irineu da Costa, 2ª ed. 2009 – 1º reimpressão 2011. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.
LE GOFF, Jacques. A memória étnica. In: . História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003, p. 423-437.
MANOVITCH, Lev. Software takes command: extending the language of new media. New York: Bloomnsbury, 2013. Diponível em: <http://www.2m7.nl/softwarestudies/ software%20takes%20command.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2014.
PELLEGRINO, Giuseppina. Convergence and a saturation. Ecologies of artefacts in mo- bile and ubiquitous interacion. In: NYÍRI, Kristóf (ed.). Towards a Philosophy of Tele- comunications Convergence. Comunications in the 21st Century. Budapest: T-Mobi- le Hungary/The Hunagarian Academy of Sciences, 2007, p. 227-231. Disponível em:
<http://eprints.kingston.ac.uk/2345/1/prepro2007_szin.pdf>. Acesso em 15 jun. 2014.
PFISTER, Wally. Transcendence. 119 min. Inglaterra/China/Estados Unidos: Alcon/En- tertainment/DMG Entertainment/Straight Up Films/Syncopy, 2014.
PIACENTINI, Gustavo. Reificação na Ficção Científica norte-americana dos anos 1960: uma análise do foco narrativo de Do Androids Dream of Electric Sheep? De Phillip K. Dick. 2011. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguís- ticos e Literários em Inglês, Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo: 2011. (Orientação Dr. Marcos César de Paula Soares).
REINALDO, Gabriela. A Natureza de Vilém Flusser: experiências limites. Flusser Studies 15, maio 2013. Disponível em: <http://www.flusserstudies.net/archive/flusser-studies-
-may-2013>. Acesso em: 03 jun. 2013.
SALEH, Tarik. Metropia. 86 min. Suécia/Dinamarca/Noruega: Atmo Media Network/Ca- nal Television AB/Film i Väst/Sandrew Metronome Distribution Sverige AB/Sveriges Te- levision (SVT)/Tordenfilm AS/Trust Film Sales 2 ApS/Zentropa Entertainments/Zentropa Productions, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano. São Paulo: Paulus, 2003.
________. Ecologia pluralista da comunicação. Conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
________. Pós-Humanismo, por quê?. Revista USP, São Paulo, n.74, p. 126-137, Jul/Ago 2007. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/>. Acesso em: 03 jun. 2013
SIMONDON. Gilbert. EI modo de existencia de los objetos técnicos. Buenos Aires: Pro- meteo Libros, 2007.
WIENER, Norbert. Cybernetics: or Control and Communication in the Animal and the Machine. London: John Wiley & Sons/M.I.T. Press, 1961. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Rodrigo Hipólito, Fabiana Pedroni
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade