Nuno Ramos e os confrontos entre as linguagens: da obra visual à obra literária Cujo (e vice e versa)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015004Palabras clave:
artes visuais , literatura , signo , corpo , contemporaneidadeResumen
Neste estudo conferimos à obra literária Cujo (1993), de Nuno Ramos (1960), algumas impressões sobre sua obra visual da mesma década. Como um registro de ateliê, Cujo torna-se um meio para Nuno Ramos expressar-se como artista visual (como num relato diário) e como um narrador (por meio de passagens metafóricas) ao descrever e traduzir o próprio procedimento de elucubração estética e de criação artístico-conceitual. Através da escrita aforismática, Nuno Ramos nos leva a pensar sobre a possível correspondência entre a narrativa literária e a especificidade matérica concentrada nas composições visuais - mesmo que efêmeras e híbridas. As vozes de Nuno Ramos enfatizam um processo de “transmutação”, ou seja, uma “tradução intersemiótica” que contrapõe signos linguísticos a outros tipos de signos, aproximando, dessa maneira, palavras e “coisas” e criando o efeito de narrativas sobre as materialidades do mundo.
Descargas
Citas
DIAS, A. Nuno Ramos e suas torres de babel: o criador como tradutor. In: ALENCAR,
A. et. al. Tradução literária: a vertigem do próximo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, p. 23.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998. JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
LIMA, M. R. Eduardo Frota, Nuno Ramos: palavra e modos de uso. Revista Poiésis, Rio de Janeiro, dez. 2011, nº 18, p. 27-34.
MAMMÌ, L.; TASSINARI, A.; NAVES, R. Nuno Ramos. São Paulo: Ática, 1997.
NUNES, T. T. Corpo e alegoria: João Gilberto Noll – Walter Benjamin. Niterói: EDUFF, 2011.
OLIVEIRA, E. J. Nuno Ramos. Literatura, um boneco de piche. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, Nov. 2009, Nº 1.326. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2013.
RAMOS, N. Cujo. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993 (2ª ed. 2011).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Christiane Pereira Arcuri
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade