Linguagem visual e princípios de design em ebook interativo infantil

Autores/as

Palabras clave:

livro infantil ilustrado, book app infantil, linguagem visual

Resumen

O livro infantil ilustrado apresentado em suportes digitais permite o incremento de recursos visuais interativos, elementos dinâmicos e estímulos sonoros. Este artigo, entretanto, apresenta um estudo descritivo-analítico que, especificamente, trata da estrutura visual do ebook infantil Treasure Kai and the Lost Gold Shark Island. Considera-se a linguagem visual do roduto, descrevendo o arranjo dos elementos visuais básicos junto aos princípios de design como estratégia de comunicação na interface multimídia. Tais questões definem a organização visual da publicação, que deve ser legível e coerente com o sentido geral da mensagem. Com base neste estudo, identificaram-se estratégias utilizadas para definir a linguagem visual do ebook infantil. entre elas, destacam-se os códigos formais e cromáticos utilizados para diferenciar os objetos interativos, tratamentos específicos em planos de fundo para indicar as mudanças ocorridas na narrativa e contrastes que contribuem para hierarquizar os elementos no processo de leitura em ambiente digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deglaucy Jorge Teixeira, Universidad Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração de Marketing - Fanor/Devry Brasil; Especialização em Design Gráfico - FA7; Mestrando em Design e Expressão Gráfica - UFSC.

Juliane Vargas Nunes, Universidad Federal de Santa Catarina

Técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS, Bacharel em Design Gráfico pela UFPel, Mestre e Doutoranda em Design e Expressão Gráfica - UFSC. 

Berenice S. Gonçalves, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente exerce a função de professor adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina onde ministra disciplinas nas áreas de Teoria da Cor e Ergonomia e usabilidade para o curso de Graduação em Design. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica [Mestrado] e no Doutorado em Design.

Richard Perassi, Universidad Federal de Santa Catarina

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Atualmente, atua como professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (Pós-Design/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGR/UFSC).

Citas

BEVILACQUA, Tatiana Silva. O conceito de interface no contexto do design. In 3º Congresso nacional de design da informação, 2007, Curitiba. Anais...Curitiba: SBDI, 2007.

BIRCHER, K. What makes a good picture book app? The Horn Book Magazine, p.72-78, março/abril, 2012. Disponível na internet por http em: <http://www.hbook. com/2012/02/using-books/what-makes-a-good-picture-book-app/ >. Acesso em 16 fev. 2014.

COSTELO, Vic et. al. Multimedia Foundations: core concepts for digital design. Waltham, MA - USA: Focal press/Elsevier, 2012.

CULLINAN, Bernice E. et al. Literature and the child. 8. ed. Belmont, USA: Wadsworth Cengage Learning, 2014.

DUARTE, Márcio. Ebook: desvendando os livros feitos de pixels. Brasília: PageLab, 2010. Disponível na internet por http em: <http://www.slideshare.net/marciom10>. Acesso em 15 março 2014.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto. São Paulo: Escrituras editora, 2000. LESSA, Washington Dias. Linguagem visual: algumas considerações. In: LIMA, Guilherme Cunha. Textos selecionados de design. Rio de Janeiro: Ppdesdi Uerj, 2006. Cap. 1. p. 9-23.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011. LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

SPALDING, Marcelo. Alice do livro impresso ao e-Book: adaptação de Alice no país das maravilhas de Através do espelho para iPad. Porto Alegre: UFRGS, 2012. 246 p. Tese (doutorado) – Programa de pós-graduação em letras, Faculdade de Letras, Uni- versidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2012.

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge et. al. Os códigos de linguagem como potencializa- dores da interação em aplicativos de literatura infantil: uma análise do app cinde- rella de nosy crow. In: 4o Congresso Internacional CBL do Livro Digital. São Paulo, 2013. Disponível na internet por http em: <http://www.congressodolivrodigital.com. br/site/ trabalhos-cientificos>. Acesso em 12 fev. 2014.

Publicado

2014-12-06

Cómo citar

TEIXEIRA, Deglaucy Jorge; NUNES, Juliane Vargas; GONÇALVES, Berenice S.; PERASSI, Richard. Linguagem visual e princípios de design em ebook interativo infantil. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 129–143, 2014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/4858. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção aberta

Artículos más leídos del mismo autor/a