Quatro prognoses sobre a matéria onírica em Fernando Lindote
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614342022229Palabras clave:
Prognose, Fernando Lindote, Pintura Contemporânea, Figuração oníricaResumen
A pintura de Fernando Lindote se refere a uma dimensão onírica, menos porque o artista equivale suas imagens plásticas a figurações de sonhos e mais porque realiza através da própria visualidade pictórica uma espécie de experiência onírica. A noção de prognose remete ao sentido de levar adiante certo tipo conhecimento, tornando-se um modo de interrogar como este feito acontece do ponto de vista formal e imagético, além de problematizar as implicações temporais, as referências e articulações visuais, bem como as decantações poéticas e conceituais. A reflexão se desdobra em quatro partes. Na primeira destaca o caráter delizante e escorregadio como feito pictórico deste artista, em seguida aborda os efeitos de cintilação que se valem de certas obras de Lygia Clark e Lygia Pape. Depois considera o fluxo das diferentes temporalidades que incide sobre cada trabalho e, por fim, reconhece sua pintura como uma máquina e imaginativa que tanto aciona como é acionada pela sua singularidade mnemônica e seus processos metamórficos.
Descargas
Citas
ARTEMIDORO. Sobre a interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças In: Magia, Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
CASARES, Bioy. A invenção de Morel. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CHEREM, Rosângela Miranda. In: Revista Ciclos. Florianópolis: Editora UDESC, 2013, V.1, N.1, Ano 1.
DIDI HUBERMAN, George. Diante das imagens. São Paulo: Editora 34, 2013.
DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. In: Obras completas, Volume 4. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
HESÍODO. Teogonia. São Paulo: Editora Hedra, 2013.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LEMINSKY, Paulo. Catatau. São Paulo: Iluminuras, 2012.
WARBURG, Aby. História de fantasmas para gente grande. Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Cia das Letras, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Rosangela Miranda Cherem, Luciana Knabben
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade