Gambiarra e outros métodos para esculpir uma paisagem: Modos de pensar e produzir arte a partir da vida no campo.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612282020110

Palabras clave:

Deslocamentos, zona rural, Gambiarra, arte-vida, paisagem

Resumen

Este artigo apresenta prospecções entorno de gambiarras sulinas e modos de vida encontrados na zona rural de Piratini, interior do Rio Grande do Sul, e que funcionam como motivadores de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Reflito sobre a dialética entre a minha presença e o lugar, por meio da qual concebo paisagens, objetos, desenhos, fotografias e outros modos de fazer arte. Assim, meu olhar atenta ao cotidiano da lida campesina e o reinventa, acentua o que é próprio e possível de ser mote para a criação. Verso sobre os processos construtivos utilizados pelos moradores da localidade, que atribuem singularidade a paisagem, onde enxergo elos entre arte e vida. Para pensar abordagem do lugar trago os artistas: Robert Smithson Hélio Oiticica, Allan Kaprow. Alio reflexões pessoais a de autores como: Francesco Careri, Michel de Certeau, Paola Berenstein.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Elias Parente da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é aluno e bolsista CAPES do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Artes Visuais, pela linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano da Universidade Federal de Pelotas.

Eduarda Azevedo Gonçalves

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Cartografias e Observâncias Contemporâneas (DESLOCC, CNPq/UFPel).

Citas

BERGER, J. Draw to that moment. In: The sense of Sight: Writtings. New York: Vintage books, 1993.

CARERI, F. Walkscapes: O caminhar como prática estética/ Francesco Careri; prefácio de Paola Berenstein Jacques; [tradução Frederico Bonaldo]. – I. ed. – São Paulo: Editora G. Gill, 2013. p.188.

CAUQUELIN, A. A invenção da paisagem / Anne Cauquelin; tradução Marcos Marcionilo. – São Paulo: Martins, 2007. – (Coleção Todas as Artes). p.196.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano - 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ : Editora Vozes Ltda, 1998. p.351

Dias, K. (2012). Notas sobre paisagem, visão e invisão - DOI 10.5216/vis.v6i1eI2.18075. Visualidades, 6(1 e 2):https://doi.org/10.5216/vis.v6i1ei2.18075

GRECCO, A. MANIFIESTO DITO DEL ARTE VIVO. www.albertogreco.com Disponível em: http://www.albertogreco.com/es/obras/artevivo/manifiestodito/index.htm

JAQUES, P. B. A Estética da Ginga. A arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica/ Paola Berenstein Jaques, – Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2001, pág. 160.

JUNQUEIRA, F. Sobre o conceito de instalação. Gávea, Revista de História da Arte e Arquitetura. RJ, v.14 set.1996.

LAGNADO, L. O malabarista e a gambiarra. Revista Trópico. Disponível em http://p.php.uol.br/ tropico/html/textos/1693.l.shl. Acesso em: outubro de 2019.

MANEGAT, R. in: NÓS OUTROS GAÚCHOS: AS IDENTIDADES DOS GAÚCHOS EM ESTUDO INTERDISCIPLINAR [recursos eletrônicos]/ Organizadores Jaime Betes [e] Sinara Robin – Porto Alegre, Editora UFRGS, 2017, p. 244-265 . Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/164107. Acessado em: 07/08/2017.

MOSCHETA, M. Anotações Sobre Desejos Classificatórios e Outros incômodos Criativos. marcelomoscheta.art.br. Disponível em: https://www.marcelomoscheta.art.br/TXT. Acessado em: Novembro de 2018.

SMITHSON, R. Um passeio pelos monumentos de Passaic, Nova Jersey. Publicado originalmente em Artforum, dezembro 1967: trad. Agnaldo Farias in. Espaço & debates v.23 São Paulo, NERU, 2003, p.121 -129.

SOBRAL, D. Arrasto: Memória submersa ou retida nas margens do rio que corre para o interior. marcelomoscheta.art.br. Disponível em: https://www.marcelomoscheta.art.br/TXT. Acessado em: novembro de 2018.

STRAUSS, C. L. 1908 - O pensamento selvagem / Claude Lévi-Strauss; Tradução: Tânia Pellegrini – Campinas, SP: Papirus, 1989.

RAMIL, V. A estética do Frio. Conferência de Genebra. Tradução: Isabella Mozzillo - Pelotas, RS: Satolep Livros, 2004.

ROSAS, R. Gambiarra – alguns pontos para se pensar uma tecnologia recombinante. In: Revista Gambiarra – nº 1, ano 1. 2008, p.19-26. Disponível em: http://www.periodicos.uff.br/gambiarra/article/view/29620. Acesso em: outubro de 2019.

Publicado

2020-08-29

Cómo citar

SILVEIRA, Pedro Elias Parente da; GONÇALVES, Eduarda Azevedo. Gambiarra e outros métodos para esculpir uma paisagem: Modos de pensar e produzir arte a partir da vida no campo. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 110–125, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16488. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática