Cartografando a matéria: uma entrevista com o artista Sindri Mendes sobre a exposição ‘Devir’

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612282020223

Palabras clave:

Arte Contemporânea, arte brasileira, pesquisa em arte, Sindri Mendes

Resumen

A exposição “Devir” foi idealizada pela curadora Cecília Cánepa e permaneceu aberta ao público entre os meses de março e abril de 2017 no “Museo de Arte Contemporaneo Latinoamericano – MACLA” na cidade de La Plata, Argentina. A exposição contou com centenas de objetos elaborados pelo artista visual paraense Sindri Mendes que também participou da organização da mostra. Em “Devir”, Sindri apresenta ao público pinturas, esculturas, instalações e construções em vídeo desenvolvidas durante um percurso poético de pelo menos sete anos. Na entrevista, o artista comenta detalhes sobre seu processo criativo, referências utilizadas para a elaboração das peças, dentre outras falas que podem contribuir para a expansão do olhar a respeito da pesquisa em arte no chamado “campo ampliado” da arte contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Seves Deister de Sousa, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNOPAR) e Licenciada em Educação Artística com habilitação em Arte Visual (UEL)

Citas

CÁNEPA, Cecília. Devir: Sindri Mendes. 2017. Disponível em: <http://www.macla.com.ar/sites/default/files/tripticoSindri.pdf>. Acesso em 20 ago 2017.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DELEUZE, Gilles. GUATTARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: 34, 2011.

KRAUSS, Rolalind. A Escultura no Campo Ampliado. Trad, Elizabeth Carbone Baez. Revista do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. PUC-Rio. Rio de Janeiro, 1984. 2 ed. P.87-93. Disponível em: <https://monoskop.org/images/ b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.

MARTINS, Marta. Narrativas ficcionais de Tunga. Rio de Janeiro: Apicuri, 2013.

MITCHELL, J. W. Fronteiras/Redes. In: SYKES, Krista. [org.]. O campo ampliado da arquitetura - antologia teórica: 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 173-187.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. VAREJÃO, Adriana. Pérola imperfeita: a história e as histórias na obra de Adriana Varejão. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.

Publicado

2020-08-29

Cómo citar

SOUSA, Vanessa Seves Deister de. Cartografando a matéria: uma entrevista com o artista Sindri Mendes sobre a exposição ‘Devir’. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 223–236, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020223. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15680. Acesso em: 25 nov. 2024.